Código: | GS1105 | Sigla: | PGSI1 | |
Áreas Científicas: | Gestão |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 5 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações em geral. 2. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos específicos da gestão das organizações prestadoras de serviços a idosos de caracter social ou lucrativo. 3. Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.
1. Aspectos gerais das organizações 1.1 Noção de organização 1.2 Empresas vs. Organizações sem Fins Lucrativos 1.3 Organizações do Terceiro Sector 1.4 As organizações e o seu meio ambiente 1.5 Gestão das organizações: conceito, funções e níveis 2. A evolução do pensamento em gestão 2.1 Abordagens clássicas 2.2 A escola das relações humanas 2.3 Abordagens psicológicas 2.4 Abordagem quantitativa 2.5 Abordagem sistémica e contingencial 2.6 A Gestão pela Qualidade Total 3. Planeamento e estratégia 3.1 Missão 3.2 Objectivos 3.3 Planos 3.4 Níveis de planeamento 3.5 Análise ao ambiente externo e análise interna da organização 3.6 Classificação das estratégias 3.7 Técnicas de apoio à formulação de estratégias 3.8 Tomada de decisão
J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição) |
S. Teixeira;Gestão das Organizações, Verlag Dashofer, 2011 (2ª Edição) |
J. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005 |
F. P. Drucker;As Organizações sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997 |
A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, seguida da aplicação dos mesmos a exemplos concretos e à resolução de exercícios e casos práticos.
Classificação final igual ou superior a 10 valores.
Avaliação distribuída: - dois testes escritos; - o primeiro teste realizar-se-á durante o período lectivo e terá a ponderação de 40%; o segundo teste realizar-se-á na mesma data do exame final da época normal e terá a ponderação de 60%; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.
Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.
Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.