Código: | GS2202 | Sigla: | PDE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 12 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 22,50 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
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Português
Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas. - Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver nos alunos competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (screening e intervenção psicossocial).
1. Introdução à psicopatologia: 1.1. Objecto, conceitos e sistemas de classificação 2. Saúde mental e envelhecimento 2.1. As perturbações mentais na velhice 2.2. Psicogeriatria e geropsicologia clínica 3. Demência e envelhecimento 3.1. Doença de Alzheimer e outras demências (Dem. Vascular, DFT, Dem. Corpos de Lewy; Dem. secundária à D. Parkinson…). 3.2. Sintomas Comportamentais e Psicológicos da Demência (SCPD). 4. Défice Cognitivo Ligeiro 5. Delirium ou Sindrome Confusional Agudo. 6. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.
Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006 |
Firmino, H. et al (coord); "Psicogeriatria", Editora Psiquiatria Geriátrica, 2006 |
Förstl, H., Maelicke, A. & Weichel, C.; "Demencia", Barcelona: Ediciones Médicas SL, 2007 |
Gallo, J. et al (eds.); "Reichel Assistência ao Idoso: Aspectos Clínicos do Envelhecimento", Guanabara Koogan, 2001 |
Woodford, H.;Guia Prático de Geriatria, Lisboa: Climepsi Editores, 2009 |
Cunha, L. et al.; "Recomendações Terapêuticas para o Tratamento da Demência", Novartis e GEECD, s/d |
Pachana, P., Laidlaw, K. & Knight, B.; "Casebook of Clinical Geropsychology", London: Oxford University Press, 2010 |
Whitbourne, SK.; "Psychopathology in Later Life", USA: John Wiley & Sons Inc, 2000 |
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005 |
Spar, J & La Rue, A.; "Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica", Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, texto revisto (DSM-IV-TR), 4ª edição, Climepsi Editores, 2004 |
OMS;Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Directrizes Diagnósticas., 1993 |
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013 |
Piu-Abreu, J.L.;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997 |
APA;Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), 5th edition, USA: American Psychiatric Association, 2013 |
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
À bibliografia principal acrescem outros textos científicos (artigos, capítulos) disponibilizados pelo docente.
Aulas expositivas com discussão de casos clínicos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios cientificos, DSM-IV-TR / DSM5) e material audiovisual.
Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de uma prova escrita a meio do semestre; (ii) realização de uma prova escrita individual na data do exame final; (ii) participação activa nas aulas.
Cada prova individual escrita tem o peso de 45% [45% + 45%] e a participação activa nas aulas 10% na classificação final da disciplina. Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.
Não aplicável.
Melhoria realizada através de exame final (100%).