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Estágio IV


Código: GS2207    Sigla: E4

Ocorrência: 2013/14 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaY

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 39,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Analisar modos de funcionamento das instituições que não favorecem a comunicação intergeracional nem a utilização dos saberes e potencialidades dos reformados - Elaborar um diagnóstico sócio-local das oportunidades de enriquecimento cultural dos seniores e de rentabilização dos seus saberes e competências - Desenvolver competências em matéria de formulação de hipóteses operacionais e programas de acção e de implementação de processos de avaliação dinâmica com os utilizadores dos serviços - Formar gerontólogos sociais activos na construção e gestão de organizações que promovam a participação social dos idosos e favoreçam um “envelhecimento bem-sucedido” - Desenvolver a capacidade de trabalhar em rede com uma pluralidade de agentes da comunidade

Programa

1. Transição à reforma e envelhecimento 1.1 Diversidade de trajectórias sociais, desigualdades de recursos e experiências da reforma – da “reforma-retraimento” à “reforma-solidária” 1.2 Desenvolvimento psicológico e processos de transição-adaptação no decurso do envelhecimento 1.3 Papeis dos reformados e inclusão social: envelhecimento activo, produtivo e bem-sucedido – definição e operacionalização dos conceitos 1.4 Mudanças nas instituições familiares – papéis e relações intergeracionais 1.5 O envelhecimento enquanto processo de desenvolvimento e aprendizagem contínua: contributos da gerontologia educativa 2. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social - a concepção de dispositivos de acção: 2.1.1 Dirigidos à implicação social dos seniores: voluntariado em organizações de carácter sócio educativo; em projectos de valorização do espaço público/preservação do ambiente; em instituições de saúde; acompanhamento da execução dos programas das autarquias; dinamização de associações 2.1.2 Dirigidos para a intensificação das relações intergeracionais: práticas culturais que envolvem várias gerações 2.1.3 Dirigidos ao desenvolvimento pessoal/intelectual: fomentar a descoberta e apropriação do património cultural 2.1.4 Dirigidos para a dinamização de organizações que proporcionem aos reformados papéis potenciadores de integração social e de sentido para a vida 2.2 Papéis e afirmação da identidade profissional do gerontólogo social 2.2.1 Papéis do gerontólogo enquanto mediador de interesses e necessidades dos idosos, famílias e comunidades 2.2.2 Tendências actuais e desenvolvimento futuro da gerontologia social

Bibliografia Principal

Lalive d’Epinay, C.;La retraite et après ? Vieillesse entre science et conscience. Leçon d’adieu, Université de Genève : Centre Interfacultaire de Gérontologie et Département de Sociologie , Coll. Questions d’âge, nº 2, 2003
Chapman, E. N.;Guia para Planear a Reforma – como planear o seu futuro e viver a reforma em plenitude, Monitor, 2002
Atchley, R. C.;Retirement as a Social Role, in Gubrium, J., Holstein. J. (eds.) Aging and Everyday Life , Oxford: Blackwell Publishers, pp.115-124, 2000
Fonseca, A. M.;Aspectos Psicológicos da Passagem à Reforma. Em estudo qualitativo com reformados portugueses, in Paúl, C., Fonseca, A. M. (coord.), Envelhecer em Portugal, Climepsi Editores, 2005
Martin, I., Guedes, J., Gonçalves, D., Cabral Pinto, F. ;O Desenvolvimento do Paradigma do Envelhecimento Produtivo. Os Novos Papéis dos Seniores na Sociedade, in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa, Instituto Piaget (pp. 203-223), 2007
Pestana, Nuno Nóbrega;Trabalhadores mais velhos: Políticas públicas e práticas empresariais. Contributos para uma política nacional de envelhecimento activo, Lisboa, DGERT/MSST, 2003
Vega, J. L., Martínez., B.;Desarrollo Adulto y Envejecimiento , Editorial Síntesis (cap.8. Relaciones Laborales y Sociales, pp.317-347), 1995
Tomás, M. S.; Mayores, Actividad y Trabajo en el proceso de envejecimiento y jubilación: una aproximación psico-sociológica, Madrid: IMSERSO (cap.3. Trabajo, actividad y jubilación en el contexto socio-laboral actual, pp.119-167), 2001
Martin, A. V.;Gerontologia Educativa: Enquadramento Disciplinar para o Estudo e Intervenção Socioeducativo com Idosos, in in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa, Instituto Piaget (pp.47-73), 2007

Métodos de Ensino

Continua a privilegiar-se um processo de ensino-aprendizagem activo e assente na articulação entre conhecimentos teóricos trabalhados e sua tradução em leituras mais ricas e teoricamente fundamentadas dos fenómenos observados nas instituições acolhedoras de estágio, com as quais o ISSSP estabeleceu protocolo. Pretende-se, ainda, que esses saberes teóricos possam ser capitalizados em programas de acção sujeitos a um contínuo aperfeiçoamento. Este esforço obriga à estimulação constante de trabalhos de discussão colectiva e em grupo, assim como exercícios de reflexão teórica e de auto e hetero-avaliação relativa ao desempenho e implicação demonstrados no estágio. Os diários de campo, fichas de leitura e relatório de estágio serão também elementos a considerar na avaliação contínua.


Avaliação Final

A avaliação da disciplina de Estágio IV será o resultado das seguintes ponderações: - 50% da nota reporta-se-á ao desempenho demonstrado no trabalho de terreno - 50% da nota centrar-se-á na realização de trabalhos escritos, enfatizando o relatório final acerca da experiência de estágio