Código: | GS3203 | Sigla: | IS2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS | 0 | 0 |
Laboratoriais: | 20,00 |
Docência - Horas
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Português
Pretende-se implementar a aquisição de competências na prática de construção de grupos psicoeducacionais para cuidadores formais e informais e grupos multifamiliares de doentes terminais ou doença crónica prolongada. Pretende-se ainda abordar a vivência da morte pelo cuidador formal e do luto pela Família. Os alunos deverão conhecer factores de risco na negligência e no abuso a idosos. Deverão ainda ser capazes de explorar a rede social do idoso e a sua relação com a qualidade de vida bem como os padrões intergeracionais, a partir da exploração do genograma.
Intervenção psico-educacional e os grupos multifamiliares. O sistema de crenças relativo à saúde e à doença: na família no idoso e nos sistemas de apoio. Rede social e a 3ª idade: aspectos conceptuais e clínicos. A influência reciproca entre o individuo e a sua rede social.
Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0 |
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4 |
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4 |
Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987 |
Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3 |
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6 |
Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos: genogramas e mapas sociais. Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.
Avaliação contínua.
Participação (10%) + Trabalho prático 1 (20%) + Trabalho prático 2 (70%).
Não aplicável
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de avaliação do ISSSP, com a entrega da reformulação do trabalho final (trabalho prático 2).