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Estágio II


Código: GS1207    Sigla: E2

Ocorrência: 2014/15 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma

Seminário: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreensão holística do processo de envelhecimento Observar e debater os problemas inerentes à prática, relacionando-os com os saberes teóricos, processuais e saberes-fazer leccionados nas diversas unidades curriculares do curso Desenvolver competências para trabalhar em equipas multi-profissionais Saber estabelecer e desenvolver uma relação de escuta empática e de acompanhamento psicossocial dos idosos Conhecer e implementar metodologias de avaliação da qualidade de vida e do bem-estar das populações idosas Ser um agente activo da construção e gestão de organizações que promovam a participação social dos idosos Ter conhecimentos actualizados acerca das políticas de protecção da população idosa em Portugal Conhecer as potencialidades e limitações dos diversos tipos de equipamentos e serviços acessíveis à população idosa e desenvolver a criatividade necessária para lutar contra os funcionamentos estereotipados e afastados das necessidades concretas dos idosos Saber elaborar um diagnóstico dos recursos humanos, materiais e culturais disponíveis numa dada território e susceptíveis de ser mobilizados para enriquecer o quotidiano dos idosos Ter gosto, vontade e criatividade para investir na criação de dispositivos de acção que levem os idosos, de origens sociais e culturais diversificadas, a desenvolver a sua participação social enquanto forem independentes e a perpetuar a curiosidade e o interesse pelas coisas da vida, quando se tornam mais vulneráveis ou até dependentes Ter disponibilidade para continuamente reflectir sobre a prática à luz dos conhecimentos científicos disponíveis, de uma avaliação dinâmica das acções empreendidas e de referências éticas.

Programa

1. Introdução à Gerontologia Social 1.1. Gerontologia e suas ramificações 1.2. Objecto de estudo da gerontologia social 1.3. Emergência da gerontologia como profissão e o seu reconhecimento social 1.4. Perfil e competências profissionais do gerontólogo social 2. Institucionalização enquanto resposta social 2.1. Normas de regulação e funcionamentos dos lares de idosos em Portugal 2.2. Transição de casa para o lar 2.2.1. Estratégias de adaptação à vida no lar

Bibliografia Principal

Fernández-Ballesteros R;Gerontología Social, Psicología Pirámide, 2000
Fonseca, A.M.;;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climmepsi Editores, 2005
Paúl C;Envelhecimento activo e redes de suporte social, s.d.
Fonseca AM;Promoção do Desenvolvimento psicológico no envelhecimento, Contextos Clínicos, 3(2), 124-131., 2010
Dannefer D & Phillipson C;The SAGE Hanbook of Social Gerontology, SAGE, 2010
Rodrigues RAP & Diogo MJD;Como cuidar dos Idosos, Papirus, 2000 (pp.17-23; pp.113-119)
Berryman JC;A Psicologia do Desenvolvimento Humano, Instituto Piaget, 2001 (pp.227-305)
Mallon I, In François de Singly;Proteccção de si no lar de idosos, Dom Quixote, 2000 (pp.241-262)
Filho WJ & Gorzoni ML;Geriatria e Gerontologia. O que todos devem saber, ROCA, 2008
Guedes J ;Viver num Lar de Idosos, Coisas de Ler, 2012

Métodos de Ensino

Aulas, com uma duração de 3 horas (total de 42 horas semestrais), nas quais se recorrerá à exposição dos tópicos constantes no programa. Serão utilizados vários recursos gráficos, de vídeo ou outros, julgados pertinentes. Apelar-se-á à participação activa dos alunos e as aulas servirão de organizador estruturante do estudo dos alunos.


Avaliação Final

Critérios de Avaliação: Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP (6h semanais); Feedback qualitativo dos orientadores locais relativo ao desempenho dos alunos. Relatório de Estágio 40% relatório final 50% trabalho de terreno 10% participação activa nas aulas O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada (escala de 0 a 20 valores).