Estágio II
Ocorrência: 2014/15 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1Turma
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Compreensão holística do processo de envelhecimento
Observar e debater os problemas inerentes à prática, relacionando-os com os saberes teóricos, processuais e saberes-fazer leccionados nas diversas unidades curriculares do curso
Desenvolver competências para trabalhar em equipas multi-profissionais
Saber estabelecer e desenvolver uma relação de escuta empática e de acompanhamento psicossocial dos idosos
Conhecer e implementar metodologias de avaliação da qualidade de vida e do bem-estar das populações idosas
Ser um agente activo da construção e gestão de organizações que promovam a participação social dos idosos
Ter conhecimentos actualizados acerca das políticas de protecção da população idosa em Portugal
Conhecer as potencialidades e limitações dos diversos tipos de equipamentos e serviços acessíveis à população idosa e desenvolver a criatividade necessária para lutar contra os funcionamentos estereotipados e afastados das necessidades concretas dos idosos
Saber elaborar um diagnóstico dos recursos humanos, materiais e culturais disponíveis numa dada território e susceptíveis de ser mobilizados para enriquecer o quotidiano dos idosos
Ter gosto, vontade e criatividade para investir na criação de dispositivos de acção que levem os idosos, de origens sociais e culturais diversificadas, a desenvolver a sua participação social enquanto forem independentes e a perpetuar a curiosidade e o interesse pelas coisas da vida, quando se tornam mais vulneráveis ou até dependentes
Ter disponibilidade para continuamente reflectir sobre a prática à luz dos conhecimentos científicos disponíveis, de uma avaliação dinâmica das acções empreendidas e de referências éticas.
Programa
1. Introdução à Gerontologia Social
1.1. Gerontologia e suas ramificações
1.2. Objecto de estudo da gerontologia social
1.3. Emergência da gerontologia como profissão e o seu reconhecimento social
1.4. Perfil e competências profissionais do gerontólogo social
2. Institucionalização enquanto resposta social
2.1. Normas de regulação e funcionamentos dos lares de idosos em Portugal
2.2. Transição de casa para o lar
2.2.1. Estratégias de adaptação à vida no lar
Bibliografia Principal
Fernández-Ballesteros R;Gerontología Social, Psicología Pirámide, 2000 |
Fonseca, A.M.;;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climmepsi Editores, 2005 |
Paúl C;Envelhecimento activo e redes de suporte social, s.d. |
Fonseca AM;Promoção do Desenvolvimento psicológico no envelhecimento, Contextos Clínicos, 3(2), 124-131., 2010 |
Dannefer D & Phillipson C;The SAGE Hanbook of Social Gerontology, SAGE, 2010 |
Rodrigues RAP & Diogo MJD;Como cuidar dos Idosos, Papirus, 2000 (pp.17-23; pp.113-119) |
Berryman JC;A Psicologia do Desenvolvimento Humano, Instituto Piaget, 2001 (pp.227-305) |
Mallon I, In François de Singly;Proteccção de si no lar de idosos, Dom Quixote, 2000 (pp.241-262) |
Filho WJ & Gorzoni ML;Geriatria e Gerontologia. O que todos devem saber, ROCA, 2008 |
Guedes J ;Viver num Lar de Idosos, Coisas de Ler, 2012 |
Métodos de Ensino
Aulas, com uma duração de 3 horas (total de 42 horas semestrais), nas quais se recorrerá à exposição dos tópicos constantes no programa. Serão utilizados vários recursos gráficos, de vídeo ou outros, julgados pertinentes. Apelar-se-á à participação activa dos alunos e as aulas servirão de organizador estruturante do estudo dos alunos.
Avaliação Final
Critérios de Avaliação:
Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio;
Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP (6h semanais);
Feedback qualitativo dos orientadores locais relativo ao desempenho dos alunos.
Relatório de Estágio
40% relatório final
50% trabalho de terreno
10% participação activa nas aulas
O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada (escala de 0 a 20 valores).