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Estágio III


Código: GS2107    Sigla: E3

Ocorrência: 2014/15 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Seminário: 51,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Identificar os desafios que se colocam às autarquias, às instituições que se propõem prestar serviços a idosos e a outras instituições locais que chamam a si o cumprimento dos direitos sociais (instituições culturais, de promoção da saúde, escolas, segurança social, etc.) em matéria de promoção do bem-estar e da integração social os idosos; - Reconhecer os idosos como indivíduos possuidores de recursos económicos, relacionais, culturais e experiências muito desiguais e reconhecer a velhice como uma etapa da vida em que as necessidades continuam múltiplas, designadamente em termos de desenvolvimento pessoal e intelectual; - Conhecer as potencialidades e limitações das respostas sociais dirigidas à população mais velha e dos funcionamentos institucionais que contribuem para a relegação social na velhice; - Desenvolver a capacidade de integração numa instituição e numa equipa de trabalho, respeitando as normas das instituições e a sensibilidade dos diferentes agentes que nela participam; - Desenvolver competências de observação e escuta atenta dos idosos e profissionais dos diversos contextos institucionais; - Desenvolver a capacidade de conceber dispositivos de diagnóstico que favoreçam o conhecimento aprofundado dos idosos e dos seus problemas, bem como das dinâmicas sociais e institucionais que, à escala local, contribuem para a produção/reprodução desses mesmos problemas.

Programa

1. Desafios associados à concepção de projectos interinstitucionais e à escala local que apostem no conhecimento e valorização da sabedoria e experiência dos mais velhos, na preservação dos seus sentimentos de utilidade social e na construção de densas redes de relações sociais entre os idosos e entre estes e as demais gerações que coexistem na sua comunidade de residência (família, vizinhos, amigos, ...); 2. Modos de conhecer os idosos e os seus problemas e concepção de projectos destinados a superá-los numa perspectiva comunitária; 2.1 Recolha de informação com vista ao diagnóstico das necessidades dos idosos e das limitações da comunidade no que respeita à capacidade para satisfazer essas mesmas necessidades; 2.2 Reflexão crítica sobre os dispositivos de acção existentes e a criar a fim de garantir a implicação activa dos idosos na vida social da comunidade: organizações abertas ao trabalho em rede com instituições exteriores ao campo da velhice; organizações voltadas para o desenvolvimento social; reconhecimento dos utilizadores como agentes activos na elaboração, concretização e avaliação de programas de actividades; 2.3 Relacionamento, escuta sensível e relação empática com os idosos originários dos diversos grupos sociais representados na comunidade e com as diferentes instituições locais.

Bibliografia Principal

Vega, J. L., Martínez., B.;Desarrollo Adulto y Envejecimiento,(cap.8. Relaciones Laborales y Sociales), Editorial Síntesis , 1995
Simões, A.;A Nova Velhice. Um Novo Público a Educar,(cap.4. Aposentação: um espaço de desenvolvimento pessoal; cap.6. Envelhecimento produtivo), Âmbar, 2006
Martin, A. V. ;Gerontologia Educativa: Enquadramento Disciplinar para o Estudo e Intervenção Socioeducativo com Idosos, in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa , Instituto Piaget , 2007
Guillemard, A.M.;De la retraite mort sociale à la retraite solidarit, in Gérontologie et Société, nº 102, 2002 (http://www.cairn.info/revue-gerontologie-et-societe-2002-3-page-53.htm)
Tomás, M. S.;Mayores, Actividad y Trabajo en el proceso de envejecimiento y jubilación: una aproximación psico-sociológica, Madrid: IMSERSO, 2001
António Manuel Fonseca;Reforma e Reformados, Coimbra, Edições Almedina, 2011
Guillemard, A.M.;La retraite: une mort sociale?, Paris-La Haye, Mouton, 1972
Lalive d’Epinay, C.;La retraite et après ? Vieillesse entre science et conscience. Leçon d’adieu, Université de Genève : Centre Interfacultaire de Gérontologie et Département de Sociologie, Coll. Questions d’âge, nº 2, 2003

Métodos de Ensino

Contrariando metodologias tradicionais e concepções de ensino que privilegiam a memorização acrítica, pretende-se que a metodologia de ensino aprendizagem seja activa e fomente a articulação permanente entre transmissão de conhecimentos e aplicação dos mesmos na análise e interpretação das situações da acção, organizando e controlando crítica e teoricamente as experiências de observação no terreno. A estimulação de debates, trabalhos de grupo e brainstorming favorecerão o exercício das competências de relacionamento e comunicação e serão objecto da avaliação contínua. Auto e hetero-avaliação relativa ao desempenho de estágio, diários de campo, fichas de leitura e relatório de estágio serão também elementos a considerar na avaliação desta unidade curricular.


Avaliação Final

A avaliação da disciplina de Estágio III será resultado das seguintes ponderações: - 50% da nota reporta-se-á ao desempenho demonstrado no trabalho de terreno - 50% da nota centrar-se-á na realização de um relatório escrito (registos de estágio e ficha de leitura)