Código: | GS2202 | Sigla: | PDE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 22,50 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
|
Português
Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas. - Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas)
1. Introdução à psicopatologia: 1.1. Objecto, conceitos e sistemas de classificação 2. Saúde mental e estados psicopatológicos na velhice 3. Perturbações neurocognitivas: 3.1. Perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (Doença de Alzheimer; degeneração lobar frontotemporal; Doença dos Corpos de Lewy; Doença Vascular; Doença de Parkinson; outras ) 4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.
Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006 |
Firmino, H. et al (coord); "Psicogeriatria", Editora Psiquiatria Geriátrica, 2006 |
Förstl, H., Maelicke, A. & Weichel, C.; "Demencia", Barcelona: Ediciones Médicas SL, 2007 |
Gallo, J. et al (eds.); "Reichel Assistência ao Idoso: Aspectos Clínicos do Envelhecimento", Guanabara Koogan, 2001 |
Woodford, H.;Guia Prático de Geriatria, Lisboa: Climepsi Editores, 2009 |
Cunha, L. et al.; "Recomendações Terapêuticas para o Tratamento da Demência", Novartis e GEECD, s/d |
Pachana, P., Laidlaw, K. & Knight, B.; "Casebook of Clinical Geropsychology", London: Oxford University Press, 2010 |
Whitbourne, SK.; "Psychopathology in Later Life", USA: John Wiley & Sons Inc, 2000 |
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005 |
Spar, J & La Rue, A.; "Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica", Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, texto revisto (DSM-IV-TR), 4ª edição, Climepsi Editores, 2004 |
OMS;Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Directrizes Diagnósticas., 1993 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015 |
Piu-Abreu, J.L.;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997 |
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013 |
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
À bibliografia principal acrescem outros textos científicos (artigos, capítulos) disponibilizados pelo docente.
Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios cientificos, DSM-IV-TR / DSM-5) e material audiovisual (extractos de reportagens, filmes).
Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de um relatório escrito com exposição oral em sede de aula; (ii) realização de uma prova escrita individual na data do exame final; (iii) participação activa nas aulas.
Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: relatório escrito com exposição oral (50%); participação activa nas aulas 10%; prova escrita 40%. Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.
Não aplicável.
Melhoria realizada através de exame final (100%).