Código: | GS2205 | Sigla: | ARPS1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 5 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 14,00 |
Laboratoriais: | 28,00 |
Docência - Horas
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Português
Esta UC proporciona os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, para idosos. Assumem-se, pois, como objectivos: (i) capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; (ii) compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes; (iii) reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor; (iv) identificar boas práticas em instituições residenciais, conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia dos residentes.
História: Até 1930´s – Inspecção do produto final; Dos anos 30 aos anos 50 – Controlo da Qualidade; Dos anos 50 aos anos 80 – Garantia e controlo da Qualidade Total, envolvendo todo o processo de produção; Dos anos 80 ao ano 2000 – Gestão e controlo da Qualidade como parte da gestão estratégica da empresa; Após o ano 2000 – Qualidade como garantia do sucesso e sustentabilidade económica, social e ambiental. O Ciclo PDCA-ciclo de Deming: PLAN (planear) ; DO(fazer); CHECK(verificar) e ACT (agir). Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: razões Internas e razões externas. Qualidade e certificação Referenciais normativos: Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS)I.S.S. Boas práticas institucionais Direitos, Princípios e Valores do Cuidar; Representação da pessoa idosa em situação de incapacidade; Viver e conviver em espaços colectivos; Flexibilidade de horários; Actividades; Sexualidade; Espiritualidade; Doença, morte e luto. Maus tratos - Prevenção primária, secundária e terciária.
Ballesteros, R. Fernandez et al, (dir.),; Sistema de Evaluacion de Residenciais de Ancianos, SERA, , Madrid, Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 1997 |
Domingues, I. ;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004 |
Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade;Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos, Lisboa, 2000. |
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998 |
A apresentação das bases teóricas é conjugada com a apresentação de casos reais. Os alunos são estimulados a partilhar as suas experiências pessoais, reais ou vivenciadas por terceiros, em diferentes papéis, enfatizando-se a reflexão sobre boas práticas profissionais em contextos residenciais. Assim se poderá confrontar a evolução histórica numa perspectiva diacrónica e sincrónica.
A proposta de avaliação de conhecimento dos alunos consistirá em duas alternativas: a avaliação Distribuída e a Final. Os alunos para obterem classificação positiva na avaliação distribuída terão de ser avaliados em dois momentos: Um primeiro, de avaliação individual, com base num teste teórico sobre as matérias versadas e um segundo momento com base num trabalho de grupo de aplicação de um dos instrumento de avaliação da qualidade de residências ou serviços a idosos.
A nota resultante da avaliação distri buída consistirá na média das notas obtidas nos dois momentos de avaliação previstos.