Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas
Ocorrência: 2015/16 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1Turma
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos.
2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem projectos de animação sociocultural nas instituições de estágio, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.
Programa
I. GÉNESE E EVOLUÇÃO DA ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
1.1. Antecedentes da Animação sociocultural.
1.2. Factores que influenciaram o seu aparecimento.
1.3. Principais fases de desenvolvimento..
2. Aspectos socioculturais da política da União Europeia.
2.1. Situação actual.
2.2. Iniciativas de acção comunitária.
3. A praxis: perspectiva internacional e nacional.
3.1. A Animação Sociocultural em diferentes países.
3.2. Prácticas de Animação Sociocultural em Portugal.
3.3. Tendências actuais.
II. APROXIMAÇÃO CONCEPTUAL
1. A Animação em geral.
2. Conceito de Animação Sociocultural.
3. A Animação Sociocultural e conceitos análogos.
4. Componentes da Animação Sociocultural.
4.1. Dimensões da Animação Sociocultural
4.2. Postulados da Animação Sociocultural.
4.3. Atitudes exigidas para a Animação Sociocultural.
5. A Animação Sociocultural e a cultura.
5. 1. A cultura como factor de ocupação social.
5.2. Que modelo de cultura interessa?
5.3. A cultura da Animação Sociocultural é a cultura popular.
5.4. A Animação Sociocultural perante a cultura.
III. ELEMENTOS QUE CONFIGURAM A ASC
1. Objectivos da ASC.
1.1. A participação: princípio e finalidade essencial.
1.2. A democracia cultural: eixo transversal da praxis sociocultural.
1.3. A mudança e a transformação social.
2. A ASC e os valores.
2.1. Valores subjacentes em documentos relevantes.
2.2. A ASC: promotora de valores.
3. Fundamentos da ASC.
3.1. Fundamentos antropológicos.
3.2. Fundamentos sociológicos.
3.3. Fundamentos psicológicos.
4. Educação e ASC.
IV. A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL EM PESSOAS ADULTAS E EM PESSOAS IDOSAS
1.Educaçãode adultos, preparação para a reforma e participação social na nova sociedade de ócio.
1.1. A reforma, uma conquista social.
1.2. A reforma deve ser um tempo para viver. Participar é viver.
2. A Animação Sociocultural: um instrumento para a convivência, a participação e o desenvolvimento das pessoas idosas.
2.1. Características da Animação Sociocultural com pessoas idosas.
2.2. Finalidade e objectivos.
2.3. Perigos após a reforma.
2.4. Espaços para pessoas idosas.
3. Gerontologia Educativa.
Bibliografia Principal
Capdevila, M.L. (coord);Programas de Animación Sociocultural, Site web: http://eduso.files.wordpress.com/2008/06/animacion-sociocultural.pdf |
Lopes, M.S.;A animação sociocultural em Portugal, Site web: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac105.pdf |
WLRA;Carta internacional de educação para o lazer, http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=195 |
Simão, J.F.L. (2007);Educación na Terceira Idade: estúdio do colectivo de persoas maiores no contexto comunitário de Vila Nova de Gaia. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências de la Educación, Universidade de Santiago de Compostela. Cap. IV, Gerontologia Educat (http://books.google.pt/books?id=TOmwDwqfuUgC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false) |
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson. |
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget. |
WLRA;CARTA INTERNACIONAL DE WLRA PARA LA EDUCACIÓN DEL TIEMPO LIBRE, http://www.sportsalut.com.ar/articulos/recreacion/carta%20internacional%20de%20wlra.pdf |
Bibliografia Complementar
Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea. |
Métodos de Ensino
1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área.
2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões.
Avaliação Contínua
Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída: dois testes.
Ponderação: 50% cada teste.
2. Exame Final.
Ponderação: 100%