Código: | GS1204 | Sigla: | ASC2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 17 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 14,00 |
Laboratoriais: | 28,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos: 1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para idosos, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos que existem de ASC para idosos, como processos de desenvolvimento social e comunitário.
1. Desenvolvimento social e comunitário: enquadramento teórico. Aproximação conceptual: diferença entre desenvolvimento e crescimento, desenvolvimento humano; desenvolvimento comunitário; comunidade, diferença entre comunidade e sociedade. 2. A educação e o desenvolvimento comunitário: a promoção da participação e do empowerment; identidade cultural e sentimento de comuniddade; a intra e a interculturalidade. 3. As pessoas idosas como recurso para o desenvolvimento social e comunitário. 4. A construção de projectos de intervenção em desenvolvimento social e comunitário. 5. “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” 6. Etapas de construção de um projecto de intervenção: a) Estudo e Diagnóstico; b) Planeamento; c) Execução do Plano; d) Avaliação.
Tonnies, F. ;«El nacimiento de mis conceptos de “comunidad” y “sociedad”», Sociológica, n.º 1. , 1986 . Site Web: http://www.catedras.fsoc.uba.ar/elias/tonnies.pdf |
Conte, B.;Le concept de développement , Site web: http://conte.u-bordeaux4.fr/Enseig/Lic-ecod/docs_pdf/LeConceptDeDeveloppement.pdf |
Sen, A. (2003) ;O Desenvolvimento como Liberdade, Lisboa: Gradiva |
Serrano, G.P. (2008);Elaboração de projectos sociais. Casos práticos, Porto: Porto Editora. |
Trembley, S. ;Du concept de développement au concept de l’aprés-développement: trajectoire et rèperes théoriques, Quebéc, Université du Quebéc Site web: http://sdeir.uqac.ca/doc_numerique/format/PDF/12056864T1.pdf, 1999 |
Viana, J.F.S. ;Porto: Cidade Amiga das Pessoas Idosas: Um estudo centrado na perspectiva de idosos das freguesias de Miragaia e Vitória. , http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/779/1/DM_JoaoViana_2010.pdf, 2010 |
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003 |
Carmo, H. (1999);Desenvolvimento Comunitário, Lisboa:Universidade Aberta |
Carvalhosa, S., Domingos, A., Sequeira, C. ;“Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções”, Análise psicológica (2010), 3 (XXVIII): 479-490 em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300008. |
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Berne, A.L., Aran, A., Martínez, X.U. (2009);La Acción Comunitaria, barcelona: Graó |
No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.
1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.
Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: dois testes, um em meados do semestre e outro no final do semestre. Avaliação final: um exame no final do semestre com a ponderação de 100%.