Código: | GS1206 | Sigla: | NE |
Área de Ensino: | Ciências da Saúde |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 15 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 2 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Docência - Horas
|
Português
- Aprofundar saberes no domínio das particularidades biológicas, nutricionais e alimentares relacionadas com os idosos; - Desenvolver competências que possibilitem enquadrar as necessidades nutricionais de idosos, de acordo com a actividade física, a idade, o género, o estilo de vida e o clima; - Desenvolver competências que possibilitem compreender ementas nutricionalmente adequadas para idosos; - Compreender a importância da alimentação como parte integrante da promoção de saúde, prevenção da doença nos idosos.
1. Nutrição Energia e nutrimentos Padrão nutricional ideal: conceito, formulação e implicações. Desequilíbrios e défices nutritivos em sociedades de consumo. 2. Alimentação - Ingestão e qualidade de vida. - Recomendações nutricionais e alimentares. - Particularidades biológicas, sociais, culturais e a sua interacção com a alimentação/nutrição do idoso. - Estratégias de intervenção alimentar com ênfase para os prestadores de cuidados. 3. Nutrição, alimentação e saúde - A nutrição como determinante da saúde e na prevenção das doenças crónico degenerativas e outras determinantes da qualidade de vida. - A contribuição da alimentação para envelhecer com sucesso.
Emílio Peres;Saber comer para melhor viver , Editorial Caminho, 1994. ISBN: 972-21-0525-6 |
Serão também distribuídos textos de apoio de artigos e capítulos de livros, específicos dos módulos, ao longo
das sessões.
A disciplina de Nutrição e Envelhecimento é uma disciplina teórica. No entanto, as sessões contemplam não só exposição dialogada de conteúdos, mas também actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem: leitura e discussão de artigos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre alimentação em Portugal e no Mundo, exercícios práticos de avaliação do risco nutricional no idoso, análise de indicadores de Saúde, necessidades energéticas e nutricionais, recomendações e guias alimentares e exercícios de avaliação e elaboração de planos de ementas para Instituições, de forma a estimular o raciocínio e a análise crítica.
Os alunos podem realizar a disciplina por avaliação distribuída (prova colectiva com apresentação oral + prova escrita individual) ou por exame final.
Avaliação distribuída: - Prova escrita individual, ponderação 80% (16/20); - Prova colectiva com apresentação oral (trabalho de grupo) , ponderação 10% (2/20); - Assiduidade e participação activa nas aulas, ponderação 10% (2/20). Exame final - 100% da nota.