Código: | GS2103 | Sigla: | TA1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 8 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 30,00 |
Docência - Horas
|
Português
Desenvolver perícias na interacção em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos. A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objectivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social.
História do Psicodrama e do contexto em que foi criado por J. L. Moreno (influências do teatro de espontaneidade e do hassidismo judaico). Principais conceitos morenianos: Papel – papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel; papel e o ‘eu’. Encontro – instrumentação de uma abordagem humanista. Tele – percepção interpessoal e as suas deformações (transferência). Momento – tempo psicodramático e História; relativização da noção de processo. Espontaneidade – resposta em situação; criatividade e adequação; aquecimento para o papel e recurso à conserva cultural; Catarse de integração – a cura no contexto relacional e social. Átomo social – base sociométrica da experiência. Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório. Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc. Role-play - o psicodrama na área da pedagogia e da educação; Sociometria prática.
Será utilizada uma metodologia sociodramática, permitindo de uma forma isomórfica, que a aprendizagem dos alunos seja feita através do saber fazer, e não apenas do saber conhecer. Poderão assim experienciar o papel de elemento de grupo que os elementos dos seus grupos viverão no futuro. Recorrer-se-á ainda à utilização do psicodrama pedagógico para a facilitação da aquisição de conceitos mais difíceis.
Os alunos terão que ter uma presença em 80% das aulas, uma vez que se trata de uma disciplina teórico-prática.
Participação e Assiduidade ……. – 2 valores Teste ...…………………………. 18 valores ___________________ TOTAL .....…………………….20 valores
Bibliografia: Fox, J., ed. (2002) – O essencial de Moreno: textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. São Paulo: Ágora. Moreno, J. L. (1934) – Fundamentos de la Sociometria – Who shall survive, Paidos, Buenos Aires. Moreno, J. L. (1946) – Psicodrama, Cultrix, São Paulo. Rojas-Bermudez, J. (1997) – Teoría y técnica psicodramáticas, Paidós, Barcelona. Soeiro, A. C. (1986) – Psicodrama e psicoterapia, Esher, Coimbra. Schützenberger, A. A. (1970) – Précis de Psychodrame, Editions Universitaires, Paris. Holmes, P., Karp, M., eds. (1992) – Psiocrama: inspiração e técnica. São Paulo: Ágora. Holmes, P., Karp, M., Watson, M., eds. (1998) – O Psicodrama após Moreno: inovações na teoria e prática. São Paulo: Ágora. Karp, M., Holmes, P., Tauvon, K. B., eds. (1998) – The Handbook of Psychodrama, Routledge, London. Kellermann, P. F. (1992) – Focus on Psychodrama, Jessica Kingsley, London. Blatner, A. (1973) – Acting-in, Springer, New York. Blatner, A., Blatner, A. (1988) – Foundations of Psychodrama – History, Theory and Practice, Springer, New York.