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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos III


Código: GS2105    Sigla: PGSI3
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2015/16 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Manuel Carlos da Cunha Nogueira   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Completar a formação a nível do planeamento e gestão de serviços para idosos, com uma dimensão mais próxima do ambiente económico em que se inserem as organizações prestadoras deste tipo de serviços, com ou sem fins lucrativos. 2. Demonstrar a importância da análise e compreensão do comportamento da procura e da oferta como factor determinante do preço e da rentabilidade dos bens e serviços, em geral, e dos serviços prestados a idosos, em particular. 3. Apresentar os principais instrumentos e ferramentas de análise da viabilidade económica de projectos de investimento.

Programa

1. A formação de preços em mercados competitivos: o modelo da oferta e da procura 1.1 Conceito de mercado 1.2 Procura 1.3 Oferta 1.4 Equilíbrio de mercado 1.5 Perturbações no equilíbrio de mercado 1.6 Intervenção do Estado no mercado 2. Noções de cálculo financeiro 2.1 Conceitos fundamentais 2.2 Operações de capitalização e desconto 2.3 Taxas de juro 3. Análise de projectos de investimento 3.1 Projectos de investimento: conceito e tipos 3.2 Elementos de um projecto de investimento 3.3 Principais fontes de financiamento do investimento 3.4 Aplicação: criação de um lar de idosos

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)

Bibliografia Complementar

João Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, seguida da aplicação dos mesmos a exemplos concretos e à resolução de exercícios e casos práticos envolvendo instituições prestadoras de serviços a idosos.


Avaliação Final

Avaliação distribuída: - três testes escritos, um por capítulo, com igual ponderação na classificação final; - a nota mínima exigida em qualquer um dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.