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Psicopatologia do Envelhecimento I


Código: GS2202    Sigla: PDE1

Ocorrência: 2015/16 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 22,50
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Teresa Soares Souto   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Teresa Soares Souto   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas. - Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas)

Programa

1. Introdução à psicopatologia: 1.1. Objecto, conceitos e sistemas de classificação 2. Saúde mental e estados psicopatológicos na velhice 3. Perturbações neurocognitivas: 3.1. Perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (Doença de Alzheimer; degeneração lobar frontotemporal; Doença dos Corpos de Lewy; Doença Vascular; Doença de Parkinson; outras ) 4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.

Bibliografia Principal

Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006
Firmino, H. et al (coord); "Psicogeriatria", Editora Psiquiatria Geriátrica, 2006
Förstl, H., Maelicke, A. & Weichel, C.; "Demencia", Barcelona: Ediciones Médicas SL, 2007
Gallo, J. et al (eds.); "Reichel Assistência ao Idoso: Aspectos Clínicos do Envelhecimento", Guanabara Koogan, 2001
Woodford, H.;Guia Prático de Geriatria, Lisboa: Climepsi Editores, 2009
Cunha, L. et al.; "Recomendações Terapêuticas para o Tratamento da Demência", Novartis e GEECD, s/d
Pachana, P., Laidlaw, K. & Knight, B.; "Casebook of Clinical Geropsychology", London: Oxford University Press, 2010
Whitbourne, SK.; "Psychopathology in Later Life", USA: John Wiley & Sons Inc, 2000
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005
Spar, J & La Rue, A.; "Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica", Lisboa: Climepsi Editores, 2005

Bibliografia Complementar

APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, texto revisto (DSM-IV-TR), 4ª edição, Climepsi Editores, 2004
OMS;Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Directrizes Diagnósticas., 1993
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015
Piu-Abreu, J.L.;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001

Observações Bibliográficas

À bibliografia principal acrescem outros textos científicos (artigos, capítulos) disponibilizados pelo docente.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios cientificos, DSM-IV-TR / DSM-5) e material audiovisual (extractos de reportagens, filmes).


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de um relatório escrito com exposição oral em sede de aula; (ii) realização de uma prova escrita individual na data do exame final; (iii) participação activa nas aulas.

Avaliação Final

Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: relatório escrito com exposição oral (50%); participação activa nas aulas 10%; prova escrita 40%. Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Melhoria realizada através de exame final (100%).