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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços I


Código: GS2205    Sigla: ARPS1

Ocorrência: 2015/16 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 8 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 15,00
Laboratoriais: 30,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC proporciona os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, para idosos. Assumem-se, pois, como objectivos: (i) capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; (ii) compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes; (iii) reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor; (iv) identificar boas práticas em instituições residenciais, conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia dos residentes.

Programa

História: Até 1930´s – Inspecção do produto final; Dos anos 30 aos anos 50 – Controlo da Qualidade; Dos anos 50 aos anos 80 – Garantia e controlo da Qualidade Total, envolvendo todo o processo de produção; Dos anos 80 ao ano 2000 – Gestão e controlo da Qualidade como parte da gestão estratégica da empresa; Após o ano 2000 – Qualidade como garantia do sucesso e sustentabilidade económica, social e ambiental. O Ciclo PDCA-ciclo de Deming: PLAN (planear) ; DO (fazer); CHECK (verificar) e ACT (agir). Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: razões Internas e razões externas. Qualidade e certificação Referenciais normativos: Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS)I.S.S. Boas práticas institucionais Direitos, Princípios e Valores do Cuidar; Representação da pessoa idosa em situação de incapacidade; Viver e conviver em espaços colectivos; Flexibilidade de horários; Actividades; Sexualidade; Espiritualidade; Doença, morte e luto. Maus tratos - Prevenção primária, secundária e terciária.

Bibliografia Principal

Arrazola, L. ;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999
Domingues, I.;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID – Crianças, Idosos e Deficientes – Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas – um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas para dirigentes, profissionais e familiares, 2005 (Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P)
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos – identidade em Risco ou Identidade Riscada , Lisboa: Coisas de Ler, 2012
Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos , Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade , 2000
Fernández-Ballesteros, R.;Gerontologia Socia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2000

Métodos de Ensino

A apresentação das bases teóricas é conjugada com a apresentação de casos reais, dados históricos e biográficos sobre os autores citados. Os alunos são estimulados a partilhar as suas experiências pessoais, reais ou vivenciadas por terceiros, em diferentes papéis. Assim se poderá confrontar a evolução histórica numa perspectiva diacrónica e sincrónica.


Avaliação Contínua

A avaliação é efectuada por duas modalidades: 1) avaliação distribuída, incluindo a realização de um trabalho de pesquisa sobre uma medida de politica social e respectiva apresentação em sala e um teste com algumas perguntas de opção, sendo também valorizada a assiduidade e a participação nas aulas; 2) exame final sobre toda a matéria.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: 40% trabalho + 50% teste individual + 10% assiduidade e participação nas aulas. Avaliação final - teste individual 100%.