Código: | GS2205 | Sigla: | ARPS1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 8 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 15,00 |
Laboratoriais: | 30,00 |
Docência - Horas
|
Português
Esta UC proporciona os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, para idosos. Assumem-se, pois, como objectivos: (i) capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; (ii) compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes; (iii) reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor; (iv) identificar boas práticas em instituições residenciais, conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia dos residentes.
História: Até 1930´s – Inspecção do produto final; Dos anos 30 aos anos 50 – Controlo da Qualidade; Dos anos 50 aos anos 80 – Garantia e controlo da Qualidade Total, envolvendo todo o processo de produção; Dos anos 80 ao ano 2000 – Gestão e controlo da Qualidade como parte da gestão estratégica da empresa; Após o ano 2000 – Qualidade como garantia do sucesso e sustentabilidade económica, social e ambiental. O Ciclo PDCA-ciclo de Deming: PLAN (planear) ; DO (fazer); CHECK (verificar) e ACT (agir). Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: razões Internas e razões externas. Qualidade e certificação Referenciais normativos: Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS)I.S.S. Boas práticas institucionais Direitos, Princípios e Valores do Cuidar; Representação da pessoa idosa em situação de incapacidade; Viver e conviver em espaços colectivos; Flexibilidade de horários; Actividades; Sexualidade; Espiritualidade; Doença, morte e luto. Maus tratos - Prevenção primária, secundária e terciária.
Arrazola, L. ;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999 |
Domingues, I.;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004 |
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998 |
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID – Crianças, Idosos e Deficientes – Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas – um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas para dirigentes, profissionais e familiares, 2005 (Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P) |
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos – identidade em Risco ou Identidade Riscada , Lisboa: Coisas de Ler, 2012 |
Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos , Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade , 2000 |
Fernández-Ballesteros, R.;Gerontologia Socia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2000 |
A apresentação das bases teóricas é conjugada com a apresentação de casos reais, dados históricos e biográficos sobre os autores citados. Os alunos são estimulados a partilhar as suas experiências pessoais, reais ou vivenciadas por terceiros, em diferentes papéis. Assim se poderá confrontar a evolução histórica numa perspectiva diacrónica e sincrónica.
A avaliação é efectuada por duas modalidades: 1) avaliação distribuída, incluindo a realização de um trabalho de pesquisa sobre uma medida de politica social e respectiva apresentação em sala e um teste com algumas perguntas de opção, sendo também valorizada a assiduidade e a participação nas aulas; 2) exame final sobre toda a matéria.
Avaliação distribuída: 40% trabalho + 50% teste individual + 10% assiduidade e participação nas aulas. Avaliação final - teste individual 100%.