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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos III


Código: GS2105    Sigla: PGSI3
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 13 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Manuel Carlos da Cunha Nogueira   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1 – Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de recursos humanos. 2 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de políticas de marketing. 3 – Sensibilizar os alunos para a problemática do envelhecimento populacional e suas implicações na sustentabilidade da segurança social. 4 - Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.

Programa

1. Marketing 1.1 Conceito e principais objetivos do Marketing 1.2 Definição de mercado alvo 1.3 Análise do comportamento do consumidor 1.4 Análise da concorrência 1.5 Segmentação de mercados 1.6 Posicionamento 1.7 Marketing-mix 1.8 O Marketing nas OSFL 2. Estrutura de custos 2.1 Objetivos e importância para a gestão 2.2 Classificação dos custos 2.3 Economias de escala 2.4Margem de contribuição e ponto crítico de vendas 2.5Imputação de custos indiretos 3. Recursos Humanos 3.1 A visão, a missão, a cultura e o clima das organizações 3.2 O fator humano e as suas especificidades 3.3 A gestão de recursos humanos: evolução, níveis de atuação e objetivos 3.4 Os desafios ambientais e a mudança 3.5 Desafios para os recursos humanos de uma organização 3.6 O sistema de informação de recursos humanos: a descrição de funções 3.7 Método de análise de funções 3.8 Planeamento de recursos humanos 3.9 Recrutamento e seleção de recursos humanos 3.10 Avaliação do desempenho 3.11 Avaliação de comportamentos individuais 3.12 Orientação para resultados 3.13 Formação e desenvolvimento de recursos humanos 3.14 Necessidades de formação 3.15 Método de formação 3.16 Avaliação de resultados 3.17 As novas fronteiras da gestão de pessoas 3.18 Liderar e motivar: desafios e compromissos 3.19 Conclusões 4. Sustentabilidade da Segurança Social 5. Tomada de decisão 5.1 Processo de tomada de decisão 5.2 Técnicas auxiliares de tomada de decisão 5.3 Fatores condicionantes da tomada de decisão 5.4 Tomada de decisão em grupo

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)

Bibliografia Complementar

João Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, seguida da aplicação dos mesmos a exemplos concretos e à resolução de exercícios e casos práticos.


Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes escritos, um por capítulo, com igual ponderação na classificação final; - a nota mínima exigida em qualquer um dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.