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Estágio III


Código: GS2107    Sigla: E3

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Seminário: 42,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que o aluno analise uma organização prestadora de cuidados, dando ênfase à dimensão relacional e à prestação de serviços, considerando o contexto jurídico-legal e social da organização e sua missão. Espera-se que no final da UC o aluno seja capaz de: (i) utilizar diferentes contributos das teorias organizacionais reconhecendo as implicações de um modo de gestão tradicional ou de uma gestão inovadora, orientada para as necessidades dos utilizadores e para o desenvolvimento social; (ii) seleccionar os melhores métodos, técnicas e instrumentos de recolha de informação que espelhem os vários níveis de funcionamento da organização; (iii) realizar um diagnóstico institucional, destacando as relações entre atores e a qualidade de serviços proporcionados; (iv) desenvolver relações sustentadas com pessoas idosas, famílias, cuidadores e direcção; (v) reconhecer práticas e modos de funcionamento organizacional estereotipados que estimulem à fragilidade e à relegação social na velhice.

Programa

1.Modos de conhecer e fazer em gerontologia social 1.1 O envelhecimento experienciado num determinado equipamento/serviço gerontológico – articulação das abordagens teóricas que reflectem acerca do fenómeno organizacional e seus respectivos funcionamentos 1.2 A condução dos processos de integração e participação nos contextos de estágio 1.3 A comunicação e a relação interpessoal com os idosos, famílias e com as equipas multidisciplinares 1.4 Construção do diagnóstico institucional – selecção ou construção de instrumentos de recolha de dados (grelhas de observação institucional; guião de entrevista aos profissionais e/ou idosos), recolha e análise da informação relativa à caracterização dos agentes, funcionamentos e serviços institucionais 1.5 Papéis profissionais dos vários elementos que compõem a equipa de profissionais – o papel do gerontólogo

Bibliografia Principal

Ferreira, J. M. C., Neves, J., Caetano, A;Manual de psicossociologia das organizações, Lisboa: MacGraw-Hill, 2001
Binstock, R. e George, L.;Handbook and Aging and the Social Sciences, San Diego: Academic Press, 2006
Dannefer, D. & Phillipson, C.;The sage handbook of social gerontology, Los Angeles: Sage, 2010
Petit, F. & Dubois, M.;Introdução à Psicossociologia das Organizações, Lisboa: Instituto Piaget , 1998
Martins, E. C;Gerontologia. Gerontagogia. Animação Cultural em Idosos, Lisboa: Editorial Cáritas, 2013
Osório, A. R. & Pinto, F. C.;As Pessoas Idosas. Contexto Social e Intervenção Educativa, Lisboa: Instituto Piaget, 2007
Guedes, J.;Viver num lar de Idosos: Identidade em Risco ou Identidade Riscada, Lisboa: Coisas de Ler, 2012
Fernandez-Ballesteros, R.;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, 2004

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de acção, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem activa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre acções a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direccionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direccionados para o conhecimento de projectos diversificados nesta área.


Avaliação Contínua

De acordo com o n.º2 do artigo 9º, capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a disciplina de Estágio é obrigatoriamente de avaliação contínua. Nas disciplinas de avaliação contínua, os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº9 do artigo10º do RAC). O limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os alunos abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001). A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.

Avaliação Final

A avaliação da disciplina de Estágio III será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota – qualidade do trabalho de terreno; 50% da nota – trabalhos escritos e/ou orais, assiduidade e participação nas aulas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.