Código: | GS2202 | Sigla: | PDE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 14 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 24,00 |
Orientação Tutorial: | 16,00 |
Docência - Horas
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Português
Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas e estados psicóticos. - Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na idade avançada, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas).
1. Introdução à psicopatologia: objecto, conceitos e sistemas de classificação 2. Saúde mental nas idades avançadas 3. Perturbações neurocognitivas: perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (DA; degeneração lobar frontotemporal; D. dos Corpos de Lewy; D. Vascular; D. de Parkinson; outras); delirium 4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.
Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J.;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lisboa: Lidel, 2016 |
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005 |
Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006 |
Spar, J. & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Förstl, H., Maelicke, A. & Weichel, C.;Demencia, Barcelona: Ediciones Médicas SL, 2007 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015 |
Piu-Abreu, J.L.;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997 |
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013 |
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
À bibliografia principal acrescem outros textos científicos disponibilizados pelo docente.
Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios cientificos, DSM-5) e de material audiovisual (extractos de reportagens, filmes).
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 48 | |
Total: | 48 |
Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de um relatório escrito individual; (ii) realização de um trabalho de grupo ao longo do semestre em OT, com exposição oral; (iii) realização de uma prova escrita a meio do semestre; (iv) realização de uma prova escrita no periodo de exames.
Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: relatório escrito individual (10%); trabalho de grupo (30%); prova escrita 1 (30%); prova escrita 2 (30%). Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.
Não aplicável.
Melhoria realizada através de exame final (100%).