• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2202

Psicopatologia do Envelhecimento I


Código: GS2202    Sigla: PDE1

Ocorrência: 2016/17 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 14 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 24,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas e estados psicóticos. - Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na idade avançada, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas).

Programa

1. Introdução à psicopatologia: objecto, conceitos e sistemas de classificação 2. Saúde mental nas idades avançadas 3. Perturbações neurocognitivas: perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (DA; degeneração lobar frontotemporal; D. dos Corpos de Lewy; D. Vascular; D. de Parkinson; outras); delirium 4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.

Bibliografia Principal

Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J.;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lisboa: Lidel, 2016
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005
Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006

Bibliografia Complementar

Spar, J. & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005
Förstl, H., Maelicke, A. & Weichel, C.;Demencia, Barcelona: Ediciones Médicas SL, 2007
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015
Piu-Abreu, J.L.;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001

Observações Bibliográficas

À bibliografia principal acrescem outros textos científicos disponibilizados pelo docente.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios cientificos, DSM-5) e de material audiovisual (extractos de reportagens, filmes).


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  48
  Total: 48

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de um relatório escrito individual; (ii) realização de um trabalho de grupo ao longo do semestre em OT, com exposição oral; (iii) realização de uma prova escrita a meio do semestre; (iv) realização de uma prova escrita no periodo de exames.

Avaliação Final

Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: relatório escrito individual (10%); trabalho de grupo (30%); prova escrita 1 (30%); prova escrita 2 (30%). Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Melhoria realizada através de exame final (100%).