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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços I


Código: GS2205    Sigla: ARPS1

Ocorrência: 2016/17 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 12 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 3,00
Laboratoriais: 6,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC proporciona os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, para idosos. Assumem-se, pois, como objectivos: (i) capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; (ii) compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes; (iii) reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor; (iv) identificar boas práticas em instituições residenciais, conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia dos residentes.

Programa

Conteúdos programáticos: Evolução do conceito de qualidade A qualidade enquanto: Supervisão (1900); Inspeção da Qualidade (1920); Controlo Estatístico da Qualidade (1930-50); Garantia da Qualidade (1960); Gestão da Qualidade (1970-80); Gestão pela Qualidade Total (1980-90). Valores fundamentais da gestão pela Qualidade Total: focalização no cliente; liderança e envolvimento; orientação por processos, medição; melhoria contínua. Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: razões Internas e razões externas. Qualidade e certificação Referenciais normativos: Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS) I.S.S. Boas práticas institucionais Direitos, Princípios e Valores do Cuidar; Representação da pessoa idosa em situação de incapacidade; Viver e conviver em espaços colectivos; Flexibilidade de horários; Actividades; Sexualidade; Espiritualidade; Doença, morte e luto. Maus tratos - Prevenção primária, secundária e terciária.

Bibliografia Principal

Arrazola, L. ;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999
Domingues, I.;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID – Crianças, Idosos e Deficientes – Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas – um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas para dirigentes, profissionais e familiares, 2005 (Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P)
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos – identidade em Risco ou Identidade Riscada , Lisboa: Coisas de Ler, 2012
Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos , Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade , 2000
Fernández-Ballesteros, R.;Gerontologia Socia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2000

Métodos de Ensino

A apresentação das bases teóricas é conjugada com a apresentação de casos reais, dados históricos e biográficos sobre os autores citados. Os alunos são estimulados a partilhar as suas experiências pessoais, reais ou vivenciadas por terceiros, em diferentes papéis. Assim se poderá confrontar a evolução histórica numa perspectiva diacrónica e sincrónica.


Avaliação Contínua

A avaliação é efectuada através de exame final sobre toda a matéria.

Avaliação Final

Avaliação final - teste individual 100%.