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Estágio IV


Código: GS2207    Sigla: E4

Ocorrência: 2016/17 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Em função do diagnóstico institucional elaborado, pretende-se que o aluno seja capaz de propor e introduzir mudanças organizacionais, com implicações diretas ou indiretas na gestão da organização ou na prestação de cuidados que suscitam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas. Espera-se que no final da UC o aluno seja capaz de: (i) utilizar saberes teóricos para o estudo das organizações e para a concepção de projectos de mudança organizacional; (ii) envolver as pessoas idosas, família e cuidadores como membros da equipa de cuidados/apoio na tomada de decisões e planeamento de serviços; (iii) conceber e implementar atividades, projectos ou serviços que introduzam mudanças positivas no funcionamento institucional e recoloquem a pessoa idosa no centro da organização; (iv) avaliar e aperfeiçoar continuadamente os dispositivos de acção implementados e o impacto das intervenções na melhoria dos funcionamentos institucionais e dos processos de envelhecimento dos indivíduos.

Programa

1.Modos de conhecer e fazer em gerontologia social 1.1 A construção de hipóteses teóricas acerca dos principais problemas relacionados com o funcionamento das instituições (ex: dificuldade em prestar cuidados personalizados e de qualidade; desinvestimento afectivo nos idosos e na construção de redes de relacionamento significativas; insuficiência de formação e de recursos humanos; dificuldades arquitectónicas e no plano das acessibilidades; desinvestimento na autonomia e na capacidade de decisão dos idosos) 1.2 A definição de hipóteses operacionais conducentes à minimização dos problemas (ex: programas que favoreçam, entre outros domínios, a troca intergeracional, a elevação cultural e a aprendizagem ao longo da vida, a estimulação física, a saúde, a formação para os cuidadores, os cuidados pessoais dignificantes, a implicação dos idosos na gestão do quotidianos institucionais; o trabalho em equipa multidisciplinar) 1.3 Fundamentação das propostas, metodologias, recursos e avaliação

Bibliografia Principal

Buendia, J (ed.);Gerontología y Salud – perspectivas actuales, Madrid: Biblioteca Nueva, 1997
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento activo – contribuciones de la psicologia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2009
Fonseca, A. M.;Reforma e reformados, Coimbra: Almedina, 2011
Lairez-Sosiewicz, N.;Vivre l'animation auprès des personnes âgées, Lyon: Chronique sociale, 2008
Bond, J & Corner, L.;Quality of Life and Older People, London: Open University Press, 2004
Martins, E. C. ;Gerontologia. Gerontagogia. Animação Cultural em Idosos, Lisboa: Editorial Cáritas, 2013
Fonseca, A.M. (coord.);Envelhecimento, Saúde e Doença – Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Lisboa: Coisas de Ler, 2014
Gil, A. P.;Envelhecimento e violência, Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge., 2014
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de acção, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem activa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre acções a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direccionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direccionados para o conhecimento de projectos diversificados nesta área.


Avaliação Contínua

A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.

Avaliação Final

A avaliação da disciplina de Estágio IV será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota – qualidade do trabalho de terreno; 50% da nota – trabalhos escritos e/ou orais, assiduidade e participação nas aulas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.