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Intervenção Sistémica I


Código: GS3103    Sigla: IS1

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 6 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Xavier de Araújo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Para esta disciplina pretende-se que o estudante adquira competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições, nomeadamente o papel do idoso na família e na sociedade e as variáveis que condicionam a relação idoso, família e cuidador. Pretende-se ainda dotar o estudante de competências específicas de intervenção com cuidadores formais e informais, no que diz respeito ao papel do gerontólogo social, nomeadamente competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador, competências para promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção e para promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso. Para tal, no final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: 1. Analisar os fenómenos familiares e institucionais em torno do envelhecimento através de noções oriundas da Teoria Geral dos Sistemas, da Teoria da Cibernética. 2. Identificar dificuldades na interação humana, a partir dos axiomas da Pargmática da Comunicação Humana 3. Conhecer diferentes escolas de intervenção sistémica: transgeracional, estrutural, estartégica e pós-moderna. 4. Conhecer os desafios e dificuldades inerentes ao ciclo vital (final) familiar, nomeadamente a aceitação da morte. 5. Conhecer diferentes estratégias de intervenção sistémicas: hipotetização, questões circulares e reflexivas, genograma. 6. Reconhecer diferentes problemáticas na relação entre cuidadores, formais, cuidaores informais e idoso.

Programa

Conteúdos: 1.Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar. 2. Teoria da Cibernética. 3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto). 4. Da ‘realidade inventada’ (Watzlawick) ao construccionismo social. 5. As narrativas/sistema (Sluzki). 6. Postura co-laborativa de ‘não-saber’ (Goolishian e Anderson) 7. Famílias e outras redes sociais. 8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas activas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo). 9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas.

Bibliografia Principal

Liliana Sousa, Ana Paula Relvas, Alvaro Mendes;Enfrentar a velhice e a doença crónica, climepsi, 2007. ISBN: 978-972-796-259-4
Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2

Bibliografia Complementar

Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1
Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Privilegia-se uma metodologia de ensino activa, centrada nas representações dos alunos, a expressão das suas dificuldades no relacionamento com os diversos tipos de agentes, fazendo apelo às suas experiências no trabalho de campo. Investe-se na demonstração, a partir de exemplos concretos, da utilidade dos saberes teóricos e processuais fornecidos pelo modelo sistémico para romper com as soluções estereotipadas e ineficientes.


Avaliação Contínua

Frequência obrigatória

Avaliação Final

Teste de avaliação: 90% Participação: 10%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Novo teste de conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular