Código: | GS1102 | Sigla: | PE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 15 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
|
Português
Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica, designadamente: (i) situar a psicologia do envelhecimento enquanto área científica e identificar os seus contributos para a compreensão do desenvolvimento humano nas etapas mais avançadas da vida; (ii) identificar, descrever e distinguir as principais abordagens e modelos teóricos da geropsicologia; (iii) descrever as principais mudanças ocorridas no envelhecimento ao nível cognitivo e psicossocial; (iv) enumerar e diferenciar os métodos de investigação mais usados no estudo das mudanças psicológicas relacionadas com a idade.
1. Introdução à Psicologia do Envelhecimento.
Marchand, H;Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Coimbra: Quarteto, 2001. ISBN: 972-8535-69-4 |
Stuart-Hamilton, I.;A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução, Porto Alegre: Artmed, 2002 |
Barros de Oliveira, J.H.;Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, Porto: LivPsic, 2005 |
Tortosa, J.M.;Psicología del Elvejecimiento, Madrid: Pirámide, 2002 |
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004 |
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel |
Vandenplas-Holper; "Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice", Porto: Edições ASA, 2000 |
Birren, JE. & Schaie, KW.; "Handbook of the psychology of aging, 6th edition", USA: Elsevier, 2006 |
Rossell, NY., Herrera, RR. & Rico, MA.; "Introducción a la Psicogerontologia", Madrid: Pirámide, 2004 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "Gerontologia Social", , Madrid: Pirámide, 2000 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "GeroPsychology: european perspectives for an aging world", Germany: Hogrefe & Huber Publishers, 2007 |
Erikson, EH.; "El ciclo vital completado", Barcelona: Paidós, 2000 |
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001 |
Papalia, D.E., Olds, S.W & Feldman, R.D.;Desenvolvimento Humano (8ª edição), Porto Alegre (Brasil): Artmed, 20 |
Bengston, V. & Schaie, K.; "Handbook of Theories of Aging", USA: Springer Publishing Company, 1999 |
Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.
Aulas expositivas com análise guiada e comentada de textos/artigos cientificos; exploração pedagógica de material audiovisual.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 57 | |
Total: | 57 |
A disciplina de Psicologia do Envelhecimento I é uma disciplina de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). Deste modo:
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: prova escrita 1 a realizar a meio do semestre (45%) + prova escrita 2 a realizar em época de exames (45%) + participação nas aulas (10%).
Não aplicável.
Os alunos Erasmus poderão ter um plano de avaliação adequado às circunstâncias da sua estadia e às aulas de tutoria em língua inglesa, o qual será definido no início do ano semestre.
Através de exame final.