Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas
Ocorrência: 2017/18 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1Turma
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos.
2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem projectos de animação sociocultural nas instituições de estágio, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.
Programa
Bibliografia Principal
Capdevila, M.L. (coord);Programas de Animación Sociocultural, Site web: http://eduso.files.wordpress.com/2008/06/animacion-sociocultural.pdf |
Lopes, M.S.;A animação sociocultural em Portugal, Site web: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac105.pdf |
WLRA;Carta internacional de educação para o lazer, http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=195 |
Simão, J.F.L. (2007);Educación na Terceira Idade: estúdio do colectivo de persoas maiores no contexto comunitário de Vila Nova de Gaia. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências de la Educación, Universidade de Santiago de Compostela. Cap. IV, Gerontologia Educat (http://books.google.pt/books?id=TOmwDwqfuUgC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false) |
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson. |
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget. |
WLRA;CARTA INTERNACIONAL DE WLRA PARA LA EDUCACIÓN DEL TIEMPO LIBRE, http://www.sportsalut.com.ar/articulos/recreacion/carta%20internacional%20de%20wlra.pdf |
Bibliografia Complementar
Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea. |
Métodos de Ensino
1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área.
2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Avaliação Contínua
Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída: dois testes.
Ponderação: 50% cada teste.
2. Exame Final.
Ponderação: 100%