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Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas


Código: GS1104    Sigla: ASC1

Ocorrência: 2017/18 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 16 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma

Teóricas: 0,00
Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Raquel Marta e Silva   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Raquel Marta e Silva   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos. 2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem projectos de animação sociocultural nas instituições de estágio, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.

Programa


Bibliografia Principal

Capdevila, M.L. (coord);Programas de Animación Sociocultural, Site web: http://eduso.files.wordpress.com/2008/06/animacion-sociocultural.pdf
Lopes, M.S.;A animação sociocultural em Portugal, Site web: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac105.pdf
WLRA;Carta internacional de educação para o lazer, http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=195
Simão, J.F.L. (2007);Educación na Terceira Idade: estúdio do colectivo de persoas maiores no contexto comunitário de Vila Nova de Gaia. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências de la Educación, Universidade de Santiago de Compostela. Cap. IV, Gerontologia Educat (http://books.google.pt/books?id=TOmwDwqfuUgC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false)
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson.
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget.
WLRA;CARTA INTERNACIONAL DE WLRA PARA LA EDUCACIÓN DEL TIEMPO LIBRE, http://www.sportsalut.com.ar/articulos/recreacion/carta%20internacional%20de%20wlra.pdf

Bibliografia Complementar

Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: dois testes. Ponderação: 50% cada teste. 2. Exame Final. Ponderação: 100%