Sociologia do Envelhecimento II
Ocorrência: 2017/18 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1Turma
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Esclarecer a distinção necessária entre objecto sociológico e problema social bem como o contributo da sociologia para a compreensão da génese e institucionalização dos problemas sociais.
2. Compreender a relação estreita entre velhice e passagem à reforma no contexto das sociedades em que predomina o trabalho assalariado.
3. Compreender que as transformações económicas que caracterizam as sociedades industrializadas e terciarizadas induziram profundas transformações nas relações e trocas familiares, provocaram a delimitação de uma fase da vida definida em termos de inactividade e deram origem a um campo de instituições e agentes especializados no tratamento da velhice.
4. Compreender que as expressões 'terceira idade' ou 'seniores' fazem parte do vocabulário jurídico-administrativo e dissimulam a diferenciação das condições materiais de existência após a passagem à reforma, das oportunidades de integração social e de reconhecimento social dos mais velhos.
5. Aprender a analisar as trajectórias sociais e de saúde que fazem da velhice um fenómeno social complexo e diversificado.
Programa
1. A velhice como problema social
2. Transformações económicas e inversão das relações de força entre as gerações no seio da família
3. Os reformados entre integração económica e pobreza: desigualdades económicas entre os reformados na Europa e em Portugal.
4. A invenção da terceira idade: desigualdades de recursos sociais e desigualdades de oportunidades de participação social.
5. Trajectórias de vida e de saúde: importância das desigualdades de classe social, de género e de estado de saúde no envelhecimento
Bibliografia Principal
Lenoir, Rémi;L'invention du "troisième âge, Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 26-27, pp.57-82, 1979 |
Guillemard, A.M. (1996). ;«Vieillissement et exclusion» in : Paugam, S. (org). L’exclusion. L’Etat des savoirs. Paris: La Découverte |
Lalive d’Epinay, C. (2003). ;La retraite et après? Vieillesse entre science et conscience. Genève: CIG, n°2. |
Fontes, A.P., Fernandes A.A. (2012);A Funcionalidade dos Mais Idosos (≥75anos): conceitos, perfil e oportunidades de um grupo heterogéneo". Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, p. 91-107 (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v16n1/a10v16n1.pdf) |
Guillemard, A.M. (2007) ;«Une nouvelle solidarité entre les âges et les générations dans une société de longévité» in: Paugam, S. (org). Repenser la solidarité. Paris : PUF, 2007. |
Bibliografia Complementar
Lopes, A. (2011) ;«Ageing and social class: towards a dynamic approach to class inequalities in old age» in: Malcolm Sargeant (ed). Age Discrimination and Diversity.Multiple Discrimination from an Age Perspective. Cambridge: Cambridge U. Press. |
Métodos de Ensino
Aulas expositivas + aulas de discussão
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
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Total: |
0 |
Avaliação Contínua
Os alunos podem optar entre:
a) Avaliação distribuída
Composta por 1 teste escrito individual (60%) + 1 trabalho de grupo (40% distribuídos por 25% parte escrita + 15% apresentação oral)
B) Exame final
Um exame inscrito individual (100%).
Avaliação Final
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com as normas estabelecidas no RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular