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Psicologia do Envelhecimento III


Código: GS2102    Sigla: PE3

Ocorrência: 2017/18 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 22,50
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica:

* Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde.
* Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (bem-sucedido vs. produtivo vs. ativo).
* Identificar as especificidades e circunstâncias psicossociais do grupo dos muito idosos.
* Descrever os processos psicológicos inerentes ao final de vida e à morte.

Programa

1. Transições e adaptação à velhice

1.1. Stress, coping e resiliência em pessoas idosas
1.2. Modelo SOC e Envelhecimento Bem-Sucedido
1.3. Religiosidade e satisfação de vida

2. Envelhecimento Activo e Produtivo
2.1. Determinantes e aspectos transversais (OMS)
2.2. Qualidade de Vida

3. Os muito idosos e centenários

4. Fim de vida: sobre a morte e o morrer

Bibliografia Principal

CEDEFOP;"Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010
Deep, CA. & Jeste, DV.;"Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc , 2010
Neri, AL.;"Qualidade de Vida e idade madura", Campinas: Papirus Edotora, 2003
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Ramos, M.;"Crescer em Stress. Usar o stresse para envelhecer com sucesso", Porto: Ambar, 2005
AGE Platform Europe, EU CR and EC;"How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011
UE;;"Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012

Observações Bibliográficas

Às obras indicadas na bibliografia acrescem textos (artigos científicos, relatórios técnicos e capítulos de livros) a ser disponibilizados pelo docente; as obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se também a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; reflexão em pequeno grupo a partir da leitura de documentos (artigos cientificos, textos de apoio) e de situações suscitadas pela prática (estágios). Articulação com as actividades da disciplina de estágio através de trabalho de campo.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  57
  Total: 57

Avaliação Contínua

A disciplina de Psicologia do Envelhecimento III é uma disciplina de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). Deste modo:


1) Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, excepto os alunos abrangidos pelos regulamentos especiais, nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001.
2) Os estudantes serão avaliados através de duas provas escritas individuais (2x40%) e da participação activa nas aulas (10%).
3) Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores (10), e desde que nas classificações parcelares tenham a nota mínima de seis valores e meio (6,5).
4) Os estudantes que obtiverem nota inferior a seis valores e meio (6,5) numa das classificações parcelares (a excepção da última prova realizada) passam automaticamente para exame final.
5) Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso e extraordinária.
6) Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados. [OBS: O Plano de acompanhamento deve ser formalmente requerido].

Avaliação Final

A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: Prova escrita individual escrito a realizar a meio do semestre (45%) + Prova escrita individual a realizar em época de exames (45%) + Participação nas aulas (10%).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída