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Técnicas Activas I


Código: GS2103    Sigla: TA1

Ocorrência: 2017/18 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 6 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Laboratoriais: 18,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

a. Aprendizagem teórica - aquisição das noções fundamentais do modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa, focadas na prática do gerontólogo. b. Aprendizagem experiencial - desenvolvimento das competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Competências: Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise das problemáticas relacionais, fundamentando-as no plano teórico com os conhecimentos adquiridos; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como gerontólogos.

Programa

I - A comunicação como base de suporte da acção de qualquer interventor social. Conceito de comunicação. Contributos da Escola de Palo Alto para compreender o acto comunicativo. As relações de comunicação enquanto relações de poder. O paradigma da simetria-complementaridade para compreender como e por que razão o poder anda associado às relações de comunicação. Condições para uma comunicação eficaz.
II - Conceitos-chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano. a) Dinâmica de grupos i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante; iii. o grupo como organismo. b) Condições necessárias e suficientes para a actualização das potencialidades do grupo. i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência. c) A escuta activa. d) Consequências de uma intervenção em grupo: a pessoa em funcionamento pleno.
III - Experiência de integração num grupo de encontro.

Bibliografia Principal

Torralba, F.;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, Editores S.A. , 2010
Bermejo, J.C.;Apuntes de relación de ayuda, Santander: Sal Terrae, 1998
Tremblay, L.;La relation d'aide: developper des competences pour mieux aider, Montréal, Editions Saint-Martin, 2003
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Ed., 1985
Bermejo, J.C;A relação de ajuda no encontro com idosos, Paulinas Editor, 2010

Métodos de Ensino



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Os alunos terão que ter uma presença em 80% das aulas, uma vez que se trata de uma disciplina teórico-prática.

Avaliação Final

Participação e Assiduidade ¿¿. ¿ 2 valores Teste ...¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿. 18 valores ___________________ TOTAL .....¿¿¿¿¿¿¿¿.20 valores

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular