Técnicas Activas I
Ocorrência: 2017/18 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
2Turma
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
a. Aprendizagem teórica - aquisição das noções fundamentais do modelo
rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa, focadas na prática do
gerontólogo.
b. Aprendizagem experiencial - desenvolvimento das competências de
comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo
experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da
Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
Competências:
Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão
e de análise das problemáticas relacionais, fundamentando-as no plano
teórico com os conhecimentos adquiridos; (2) os estudantes fiquem
habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática
como gerontólogos.
Programa
I - A comunicação como
base de suporte da acção de qualquer interventor social.
Conceito de
comunicação.
Contributos da
Escola de Palo Alto para compreender o acto comunicativo.
As relações de
comunicação enquanto relações de poder. O paradigma da
simetria-complementaridade para
compreender como e por que razão o poder anda associado às relações
de comunicação.
Condições para uma
comunicação eficaz.
II - Conceitos-chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano.
a) Dinâmica de grupos
i. directividade vs não directividade;
ii. tendência actualizante;
iii. o grupo como organismo.
b) Condições necessárias e suficientes para a actualização das potencialidades
do grupo.
i. aceitação incondicional positiva;
ii. compreensão empática;
iii. congruência.
c) A escuta activa.
d) Consequências de uma intervenção em grupo: a pessoa em funcionamento
pleno.
III - Experiência de integração num grupo de encontro.
Bibliografia Principal
Torralba, F.;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, Editores S.A. , 2010 |
Bermejo, J.C.;Apuntes de relación de ayuda, Santander: Sal Terrae, 1998 |
Tremblay, L.;La relation d'aide: developper des competences pour mieux aider, Montréal, Editions Saint-Martin, 2003 |
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Ed., 1985 |
Bermejo, J.C;A relação de ajuda no encontro com idosos, Paulinas Editor, 2010 |
Métodos de Ensino
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
|
Total: |
30 |
Avaliação Contínua
Os alunos terão que ter uma presença em 80% das aulas, uma vez que se trata de uma disciplina teórico-prática.
Avaliação Final
Participação e Assiduidade ¿¿. ¿ 2 valores
Teste ...¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿. 18 valores
___________________
TOTAL .....¿¿¿¿¿¿¿¿.20 valores
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular