• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2202

Psicopatologia do Envelhecimento I


Código: GS2202    Sigla: PDE1

Ocorrência: 2017/18 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 26,50
Orientação Tutorial: 18,50

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   0,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   0,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

(1) Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas e estados psicóticos. 

(2) Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano.
(3) Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na idade avançada, evidenciando as suas especificidades. 
(4) Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas).

Programa

1. Introdução à psicopatologia: objecto, conceitos e sistemas de classificação 

2. Saúde mental nas idades avançadas 
3. Perturbações neurocognitivas: perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (DA; degeneração lobar frontotemporal; D. dos Corpos de Lewy; D. Vascular; D. de Parkinson; outras); delirium 
4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.

Bibliografia Principal

Firmino H, Cortez Pinto L, Leuschner A, Barreto J. (Eds) ;Psicogeriatria, Psiquiatria Clínica, 2006. ISBN: 9789892003146
Fernandes, L. ;Envelhecimento e Demências (pp. 93-121). Em: Fonseca, A. M. (Ed.). Envelhecimento, Saúde e Doença¿Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Coisas de Ler, 2014. ISBN: 9789898659354
Santana I, Duro D. ;Envelhecimento Cerebral e Demência. (pp. 159-178). Em: Veríssimo, M.T. (Coord.) Geriatria Fundamental ¿ Saber Praticar, Lidel, 2014. ISBN: 9897520562
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005
Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J.;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lisboa: Lidel, 2016

Bibliografia Complementar

Figueira ML, Sampaio D, Afonso P. ;Manual de Psiquiatria Clínica, Lidel, 2011. ISBN: 9789727579600
Castro Caldas et al. ;Envelhecimento e Demência ¿ Testemunhos da Prática Clínica, Pfizer, 2016. ISBN: 978-989-96445-1-9
Martins S, Fernandes L. ;Delirium no Idoso (pp. 39-42). Em: Fernandes L, Gonçalves Pereira M, Cortez Pinto L, Firmino H, Leuschner A. (Ed.). Jornadas de Gerontopsiquiatria. , Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria, 2011. ISBN: 978-989-20-2796-8
Organização Mundial de Saúde (OMS);Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 e Diretrizes Diagnósticas e de Tratamento para Cuidados Primários, OMS, 1993. ISBN: 85-7307-326-8
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001
Spar, J. & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015

Observações Bibliográficas

À bibliografia principal acrescem outros textos científicos disponibilizados pelo docente.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, privilegiando a discussão orientada de temas, de artigos científicos e material audiovisual relacionados com os conteúdos programáticos. 


Técnicas: brainstorming, simulação/role-playing, promoção de debate, pesquisa e análise de material escrito (artigos científicos, relatórios, manuais de orientação), projecção e análise de material audiovisual (reportagens, documentários, filmes), trabalhos individuais e em pequeno grupo, com apresentação oral. 



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas 
  Total: 0

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: 

(1) Realização de um trabalho de grupo, ao longo do semestre em OT, com exposição oral
(2) Realização de um trabalho individual escrito, ao longo do semestre em OT, com exposição oral
(3) Realização de uma prova escrita a meio do semestre 
(4) Realização de uma prova escrita no periodo de exames

Avaliação Final

Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: 

- Trabalho de grupo (10%)
- Trabalho individual (30%)
- Prova escrita 1 (30%)
Prova escrita 2 (30%)



Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Melhoria realizada através de exame final (100%).