Avaliação de Residencias, Programas e Serviços I
Ocorrência: 2017/18 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
2Turma
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Esta UC proporciona os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, para idosos. Assumem-se, pois, como objectivos:
(i) capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações;
(ii) compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes;
(iii) reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor;
(iv) identificar boas práticas em instituições residenciais e/ou outras respostas e serviços conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas idosas.
Programa
Evolução do conceito de qualidade. A qualidade enquanto: Supervisão (1900); Inspeção da Qualidade (1920); Controlo Estatístico da Qualidade (1930-50); Garantia da Qualidade (1960); Gestão da Qualidade (1970-80); Gestão pela Qualidade Total (1980-90).
Valores fundamentais da gestão pela Qualidade Total: focalização no cliente; liderança e envolvimento; orientação por processos, medição; melhoria contínua.
Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: razões Internas e razões externas.
Qualidade e certificação.
Referenciais normativos:
Normas ISO (Internacional Standars Organization);
Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management);
Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS) I.S.S.
Boas práticas institucionais.
Direitos, Princípios e Valores do Cuidar;
Representação da pessoa idosa em situação de incapacidade;
Viver e conviver em espaços colectivos;
Flexibilidade de horários;
Actividades;
Sexualidade;
Espiritualidade;
Doença, morte e luto;
Maus tratos - Prevenção primária, secundária e terciária.
Bibliografia Principal
Arrazola, L. ;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999 |
Domingues, I.;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004 |
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998 |
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID – Crianças, Idosos e Deficientes – Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas – um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas para dirigentes, profissionais e familiares, 2005 (Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P) |
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos – identidade em Risco ou Identidade Riscada , Lisboa: Coisas de Ler, 2012 |
Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos , Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade , 2000 |
Fernández-Ballesteros, R.;Gerontologia Socia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2000 |
Métodos de Ensino
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
48 |
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Trabalho individual ou de grupo. |
Teste/Exame |
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Total: |
48 |
Avaliação Contínua
A avaliação é efectuada através de exame final sobre toda a matéria.
Avaliação Final
Avaliação final - teste individual 100%.