Código: | GS2207 | Sigla: | E4 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 8 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Buendia, J (ed.);Gerontología y Salud – perspectivas actuales, Madrid: Biblioteca Nueva, 1997 |
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento activo – contribuciones de la psicologia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2009 |
Fonseca, A. M.;Reforma e reformados, Coimbra: Almedina, 2011 |
Lairez-Sosiewicz, N.;Vivre l'animation auprès des personnes âgées, Lyon: Chronique sociale, 2008 |
Bond, J & Corner, L.;Quality of Life and Older People, London: Open University Press, 2004 |
Martins, E. C. ;Gerontologia. Gerontagogia. Animação Cultural em Idosos, Lisboa: Editorial Cáritas, 2013 |
Fonseca, A.M. (coord.);Envelhecimento, Saúde e Doença – Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Lisboa: Coisas de Ler, 2014 |
Gil, A. P.;Envelhecimento e violência, Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge., 2014 |
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011 |
Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.
Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de acção, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem activa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre acções a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direccionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direccionados para o conhecimento de projectos diversificados nesta área.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 108 | |
Total: | 108 |
A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.
A avaliação da disciplina de Estágio IV será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota ¿ qualidade do trabalho de terreno; 50% da nota ¿ trabalhos escritos e/ou orais, assiduidade e participação nas aulas.
Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.