• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2207

Estágio IV


Código: GS2207    Sigla: E4

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 8 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Bibliografia Principal

Buendia, J (ed.);Gerontología y Salud – perspectivas actuales, Madrid: Biblioteca Nueva, 1997
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento activo – contribuciones de la psicologia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2009
Fonseca, A. M.;Reforma e reformados, Coimbra: Almedina, 2011
Lairez-Sosiewicz, N.;Vivre l'animation auprès des personnes âgées, Lyon: Chronique sociale, 2008
Bond, J & Corner, L.;Quality of Life and Older People, London: Open University Press, 2004
Martins, E. C. ;Gerontologia. Gerontagogia. Animação Cultural em Idosos, Lisboa: Editorial Cáritas, 2013
Fonseca, A.M. (coord.);Envelhecimento, Saúde e Doença – Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Lisboa: Coisas de Ler, 2014
Gil, A. P.;Envelhecimento e violência, Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge., 2014
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011

Observações Bibliográficas

Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de acção, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem activa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre acções a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direccionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direccionados para o conhecimento de projectos diversificados nesta área.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  108
  Total: 108

Avaliação Contínua

A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.

Avaliação Final

A avaliação da disciplina de Estágio IV será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota ¿ qualidade do trabalho de terreno; 50% da nota ¿ trabalhos escritos e/ou orais, assiduidade e participação nas aulas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.