Código: | GS3103 | Sigla: | IS1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 4 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 34,00 |
Docência - Horas
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Português
Para esta disciplina pretende-se que o estudante adquira competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições, nomeadamente o papel do idoso na família e na sociedade e as variáveis que condicionam a relação idoso, família e cuidador. Pretende-se ainda dotar o estudante de competências específicas de intervenção com cuidadores formais e informais, no que diz respeito ao papel do gerontólogo social, nomeadamente competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador, competências para promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção e para promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso. Para tal, no final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: i) Analisar os fenómenos familiares e institucionais em torno do envelhecimento através de noções oriundas da Teoria Geral dos Sistemas, da Teoria da Cibernética. ii) Identificar dificuldades na interação humana, a partir dos axiomas da Pargmática da Comunicação Humana iii) Conhecer diferentes escolas de intervenção sistémica: transgeracional, estrutural, estartégica e pós-moderna. iv) Conhecer os desafios e dificuldades inerentes ao ciclo vital (final) familiar, nomeadamente a aceitação da morte. v) Conhecer diferentes estratégias de intervenção sistémicas: hipotetização, questões circulares e reflexivas, genograma. vi) Reconhecer diferentes problemáticas na relação entre cuidadores, formais, cuidaores informais e idoso.
1.Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar. 2. Teoria da Cibernética. 3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto). 4. Da `realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social. 5. As narrativas/sistema (Sluzki). 6. Postura co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson) 7. Famílias e outras redes sociais. 8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas activas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo). 9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas.
Os objetivos i, ii e vii serão concretizados através dos pontos 1 ao 4 do programa. Os pontos 5, 6 e 7 prmitem concretizar os objetivos iii, iv e v. O ponto 8 e 9 dão corpo ao obetivo v e vi.
Andolfi, M.;A Terapia Familiar, Vega, 1981 |
Alarcão, M;(Des)Equilíbrios Familiares, Quarteto, 2000 |
Relvas, A.P. ; Alarcão, M. (Coord.) ;Novas Formas de Famílias, Quarteto, 2000 |
Minuchin, S.; Fishman, C.;Técnicas de Terapia Familiar, Paidós, 1992 |
Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2 |
Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1 |
Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6 |
Privilegia-se uma metodologia de ensino mista - expositivo, interrogativa e participativa. Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividaes que exigem a participação ativa dos alunos de modo a permitir o treino de competências
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Prova escrita de avaliação de conhecimentos | Teste/Exame | 2 | 2018-12-07 |
Trabalho de grupo com apresentação oral | Trabalho laboratorial ou de campo | 6 | 2018-12-12 |
Total: | 38 |
Frequência obrigatória
Teste de avaliação: 55% trabalho e apresentação oral 35% e assiduidade 10%
Não aplicável
Novo teste de conhecimentos
As atividades prática serão realizadas por meio de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.