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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços II


Código: GS3105    Sigla: ARPS2

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Teóricas: 15,00
Laboratoriais: 30,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Mónica Alexandra Vidal Teixeira   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Mónica Alexandra Vidal Teixeira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Programa

1. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP)

 1.1   Objetivos do modelo e níveis de qualificação

1.2   Critérios do modelo (Liderança, planeamento e Estratégia; Gestão de Pessoas; Recursos e parcerias; Processos do lar, centro de dia, SAD; Satisfação dos Clientes: Satisfação dos Colaboradores; Impacte na Sociedade: Resultados Chave do Desempenho)

1.3   Processos-Chave (1) Candidatura: (2) Admissão e Acolhimento; (3)Projecto Individual; (4) Cuidados Pessoais e de Saúde; (5) Nutrição e Alimentação; (6) Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana; (7) Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais.

Bibliografia Principal

Arrazola, L.;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999
Ballesteros, R. Fernandez;Gerontologia Social, Ediciones Pirámide, Madrid, 2000
Ballesteros, R. Fernandez et alii (dir.), ;Sistemas de Evalucion de Residenciais de Ancianos, SERA, Madrid, Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 1997
Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia ;Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSODIS 9001:2000 a Lares de Idosos, - Instituto Português da Qualidade, Lisboa, 2000
Moos, R.H., Lemke, S.,;Multiphasic Environmental Assessment Procedure, Palo Alto, Standford University Medical Center, 1979

Métodos de Ensino

-Aulas interativas que promovem dinâmicas facilitadoras da aprendizagem (role-play, construção de ferramentas de trabalho¿

-Exposição dos principais aspetos teóricos e conceptuais.

-Apoio na realização dos diagnósticos.

-Leituras orientadas.

-Apoio direto aos alunos no horário de atendimento.

- Outros métodos considerados pertinentes para aprendizagem.

 



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

-Avaliação Contínua


Participação ativa em contexto de sala 10%


-Trabalho individual escrito 90% (Data de entrega até 16 de Janeiro/19)


O trabalho integra:


i)Enquadramento teórico integra a abordagem das seguintes temáticas:


Importância Sistema de Gestão da Qualidade para a Instituições de Apoio Social


Importância das fases precedentes ao Plano de Desenvolvimento individual


Importância da Avaliação Gerontológica


ii) Elaboração de um Plano individual a 10 pessoas idosas


Enquadramento teórico da problemática identificada a cada individuo


Estabelecimento de um plano de intervenção individual.