Código: | GS3105 | Sigla: | ARPS2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 5 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 4 ECTS |
Teóricas: | 15,00 |
Laboratoriais: | 30,00 |
Docência - Horas
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1. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP)
1.1 Objetivos do modelo e níveis de qualificação
1.2 Critérios do modelo (Liderança, planeamento e Estratégia; Gestão de Pessoas; Recursos e parcerias; Processos do lar, centro de dia, SAD; Satisfação dos Clientes: Satisfação dos Colaboradores; Impacte na Sociedade: Resultados Chave do Desempenho)
1.3 Processos-Chave (1) Candidatura: (2) Admissão e Acolhimento; (3)Projecto Individual; (4) Cuidados Pessoais e de Saúde; (5) Nutrição e Alimentação; (6) Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana; (7) Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais.
Arrazola, L.;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999 |
Ballesteros, R. Fernandez;Gerontologia Social, Ediciones Pirámide, Madrid, 2000 |
Ballesteros, R. Fernandez et alii (dir.), ;Sistemas de Evalucion de Residenciais de Ancianos, SERA, Madrid, Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 1997 |
Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia ;Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSODIS 9001:2000 a Lares de Idosos, - Instituto Português da Qualidade, Lisboa, 2000 |
Moos, R.H., Lemke, S.,;Multiphasic Environmental Assessment Procedure, Palo Alto, Standford University Medical Center, 1979 |
-Exposição dos principais aspetos teóricos e conceptuais.
-Apoio na realização dos diagnósticos.
-Leituras orientadas.
-Apoio direto aos alunos no horário de atendimento.
- Outros métodos considerados pertinentes para aprendizagem.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
-Avaliação Contínua
Participação ativa em contexto de sala 10%
-Trabalho individual escrito 90% (Data de entrega até 16 de Janeiro/19)
O trabalho integra:
i)Enquadramento teórico integra a abordagem das seguintes temáticas:
Importância Sistema de Gestão da Qualidade para a Instituições de Apoio Social
Importância das fases precedentes ao Plano de Desenvolvimento individual
Importância da Avaliação Gerontológica
ii) Elaboração de um Plano individual a 10 pessoas idosas
Enquadramento teórico da problemática identificada a cada individuo
Estabelecimento de um plano de intervenção individual.