Código: | GS2201 | Sigla: | SE4 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
OBJETIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos, nomeadamente as dinâmicas relacionais intra-familiares; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida, nomeadamente o problema da exclusão social na velhice.
1. Famílias e envelhecimento: solidariedades e tensões 1.1. Valores e interação familiar 1.2. Redes de apoio familiar 2. Envelhecimento e Exclusão Social 2.1. Conceito de exclusão social 2.2 Exclusão social na velhice 2.2.1 A dimensão económica da exclusão social na velhice: padrões de vida da velhice na sociedade portuguesa 2.2.2 A dimensão simbólica da exclusão social na velhice: representações sociais sobre os idosos e exclusão simbólica 2,2.3 A dimensão relacional da exclusão social na velhice: a atomização social
Capucha, L.; “Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção”, Sociologia, 2005, pp. 337-347. |
Sennet, R., ;A Corrosão do Carácter. As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo, Lisboa, Terramar, 2001 |
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Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva,, 1996 |
Caradec, V.;Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001 |
Mendes, F. R.;;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras, Celta, 2005 |
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Sessões teóricas (T) - sessões que contemplam a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT) - sessões que visam consolidar as competências científico-pedagógicas dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de trabalhos pelos alunos(individualmente ou grupos restritos) com discussão e problematização colectivas; produção de conhecimentos pelos alunos através da realização dos trabalhos de avaliação propostos pelo docente; - visionamento de filmes e documentários focalizados em temáticas curriculares, nomeadamente focalizados no conjunto de transformações associadas às relações intra-familiares e à exclusão social na velhice.
Avaliação apenas com exame final
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: A avaliação distribuída consistirá: a) na realização de um trabalho escrito (individual ou em grupo, até um limite de 2 elementos), sobre temas dos conteúdos programáticos da cadeira. Serão considerados: - articulação do tema com as matérias programáticas; - capacidade de análise crítica dos textos; - sistematicidade; - pesquisa bibliográfica; - originalidade; - empenho no trabalho. Este trabalho será ainda objecto de uma defesa por parte dos seus autores: cerca de 15 minutos. Será valorizada a clareza na exposição e a articulação entre todos os elementos do grupo. O trabalho escrito não deve exceder as 10 páginas, escrito a Arial 11, espaço 1,5 pt, e deve incluir já a bibliografia. b) num exercício escrito individual a realizar em data a definir. c) a participação (nomeadamente através da realização de fichas de leitura e outros elementos de estudo) poderá traduzir-se, na nota final, numa bonificação de 1 valor. 2. Avaliação por exame final
O relatório tem uma ponderação de 35% da nota final. A defesa tem uma ponderação de 15% na nota final. O exercício escrito individual tem uma ponderação de 50% na nota final.
Não aplicável.
Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento, de acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP.
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.