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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços I


Código: GS2205    Sigla: ARPS1

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 6 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teóricas: 0,00
Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Marisa Raquel Venâncio da Silva   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Marisa Raquel Venâncio da Silva   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC proporciona os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, para idosos. Assumem-se, pois, como objectivos: 

(i) capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações;
(ii) compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes;
(iii) reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor;
(iv) identificar boas práticas em instituições residenciais e/ou outras respostas e serviços conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas idosas.

Programa

Evolução do conceito de qualidade. A qualidade enquanto: Supervisão (1900); Inspeção da Qualidade (1920); Controlo Estatístico da Qualidade (1930-50); Garantia da Qualidade (1960); Gestão da Qualidade (1970-80); Gestão pela Qualidade Total (1980-90).
Valores fundamentais da gestão pela Qualidade Total: focalização no cliente; liderança e envolvimento; orientação por processos, medição; melhoria contínua.
Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: razões Internas e razões externas. 
Qualidade e certificação.
Referenciais normativos: 
Normas ISO (Internacional Standars Organization); 
Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management);
Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS) I.S.S. 
Boas práticas institucionais. 
Direitos, Princípios e Valores do Cuidar;
Representação da pessoa idosa em situação de incapacidade;
Viver e conviver em espaços colectivos; 
Flexibilidade de horários; 
Actividades; 
Sexualidade; 
Espiritualidade;
Doença, morte e luto;
Maus tratos - Prevenção primária, secundária e terciária.

Bibliografia Principal

Arrazola, L. ;El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Revista Española de Geriatria y Gerontologia, nº 34, 1999
Domingues, I.;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID – Crianças, Idosos e Deficientes – Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas – um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas para dirigentes, profissionais e familiares, 2005 (Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P)
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos – identidade em Risco ou Identidade Riscada , Lisboa: Coisas de Ler, 2012
Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos , Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade , 2000
Fernández-Ballesteros, R.;Gerontologia Socia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2000

Métodos de Ensino




Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

A avaliação é efetuada através de 2 instrumentos: um trabalho e respetiva apresentação em que a cada instrumento corresponderá 50% da nota final, ou um exame final, cuja classificação corresponderá a 100% da nota final.

Avaliação Final