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Intervenção Sistémica I


Código: GS3103    Sigla: IS1

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 34,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Jacqueline Ferreira Marques   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Para esta disciplina pretende-se que o estudante adquira competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições, nomeadamente o papel do idoso na família e na sociedade e as variáveis que condicionam a relação idoso, família e cuidador. Pretende-se ainda dotar o estudante de competências específicas de intervenção com cuidadores formais e informais, no que diz respeito ao papel do gerontólogo social, nomeadamente competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador, competências para promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção e para promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso. Para tal, no final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: i) Analisar os fenómenos familiares e institucionais em torno do envelhecimento através de noções oriundas da Teoria Geral dos Sistemas, da Teoria da Cibernética. ii) Identificar dificuldades na interação humana, a partir dos axiomas da Pargmática da Comunicação Humana iii) Conhecer diferentes escolas de intervenção sistémica: transgeracional, estrutural, estartégica e pós-moderna. iv) Conhecer os desafios e dificuldades inerentes ao ciclo vital (final) familiar, nomeadamente a aceitação da morte. v) Conhecer diferentes estratégias de intervenção sistémicas: hipotetização, questões circulares e reflexivas, genograma. vi) Reconhecer diferentes problemáticas na relação entre cuidadores, formais, cuidaores informais e idoso.

Programa

1.Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar. 2. Teoria da Cibernética. 3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto). 4. Da `realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social. 5. As narrativas/sistema (Sluzki). 6. Postura co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson) 7. Famílias e outras redes sociais. 8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas activas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo). 9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os objectivos i, ii e vii serão concretizados através dos pontos 1 ao 4 do programa. Os pontos 5, 6 e 7 permitem concretizar os objetivos iii, iv e v. O ponto 8 e 9 dão corpo ao objectivo v e vi.

Bibliografia Principal

Andolfi, M.;A Terapia Familiar, Vega, 1981
Andolfi, M.;A Terapia Familiar, Vega, 1981
Alarcão, M;(Des)Equilíbrios Familiares, Quarteto, 2000
Alarcão, M;(Des)Equilíbrios Familiares, Quarteto, 2000
Relvas, A.P. ; Alarcão, M. (Coord.) ;Novas Formas de Famílias, Quarteto, 2000
Relvas, A.P. ; Alarcão, M. (Coord.) ;Novas Formas de Famílias, Quarteto, 2000
Minuchin, S.; Fishman, C.;Técnicas de Terapia Familiar, Paidós, 1992
Minuchin, S.; Fishman, C.;Técnicas de Terapia Familiar, Paidós, 1992
Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2
Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2

Bibliografia Complementar

Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6
Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1
Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6
Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1

Métodos de Ensino

Privilegia-se uma metodologia de ensino mista - expositivo, interrogativa e participativa. Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividaes que exigem a participação ativa dos alunos de modo a permitir o treino de competências


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Ficha de leitura e apresentação oral 40% nota final  Estudo 
Teste escrito de avaliação de conhecimentos  Teste/Exame 
  Total: 30

Avaliação Contínua

Frequência obrigatória

Avaliação Final

Teste de avaliação: 55% trabalho e apresentação oral 35% e assiduidade 10%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Novo teste de conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em consonância com os objectivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interactivas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos seleccionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.