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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços II


Código: GS3105    Sigla: ARPS2

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Teóricas: 0,00
Laboratoriais: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de programas e serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos para melhorar o nível de eficácia das práticas profissionais.Partindo-se do estudo do Modelo de Avaliação da Qualidade protagonizado pela Segurança Social, pretende-se: (i) Reconhecer que a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuam valor; (ii) Capacitar para o domínio dos requisitos associados aos critérios do modelo de qualidade; (iii) Compreender a importância da definição de processos-chave conducentes a uma prestação de serviços de qualidade; (iv)  Compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade dos serviços oferecidos conduz a um aumento da produtividade, a redução dos custos e a humanização dos serviços.

Programa

1. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP)

 1.1   Objetivos do modelo e níveis de qualificação

1.2   Critérios do modelo (Liderança, planeamento e Estratégia; Gestão de Pessoas; Recursos e parcerias; Processos do lar, centro de dia, SAD; Satisfação dos Clientes: Satisfação dos Colaboradores; Impacte na Sociedade: Resultados Chave do Desempenho)

1.3   Processos-Chave (1) Candidatura: (2) Admissão e Acolhimento; (3)Projecto Individual; (4) Cuidados Pessoais e de Saúde; (5) Nutrição e Alimentação; (6) Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana; (7) Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais.

Bibliografia Principal

Andrade, A (coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, 2004
António, N. S.; Teixeira, A.; Rosa, A. ;Gestão da Qualidade: de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM, Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed), 2016
Carvalho. J.M. S.;Planeamento Estratégico ¿ o seu guia para o sucesso, Porto: Vida Económica, 2013
Modelo de Avaliação da Qualidade: Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P, 2008
Manual dos Processos-Chave: Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P, 2008

Métodos de Ensino

O ensino é de índole teórico-prático, com a apresentação do modelo de avaliação da qualidade seleccionado e discussão de casos práticos. Na componente laboratorial da UC pretende-se desenvolver exercícios práticos que conduzam os alunos à realização do diagnóstico institucional.



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho individual: diagnóstico institucional (70%) a entregar no dia do exame da UC.  Trabalho laboratorial ou de campo 
  Total: 45