Código: | SS1910207 | Sigla: | FS2 | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 53 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 45,00 |
Docência - Horas
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1. Assimetrias de desenvolvimento, migrações e urbanização
1.1. Assimetrias de desenvolvimento na sociedade portuguesa e migrações internas
1.1.1. Os processos de litoralização e de urbanização: transformação dos modos de vida e espacialização das desigualdades sociais
1.2. Dinâmicas de desenvolvimento económico, social e político e movimentos de migração em larga escala
1.2.1. Teorias micro e macrossociológicas explicativas dos movimentos migratórios
1.2.2. Consequências das migrações nas sociedades de partida e de acolhimento
1.2.3. A integração social e cultural dos migrantes nas sociedades de acolhimento
2. Expansão da escolarização e distribuição desigual das oportunidades de acesso a recursos culturais valorizados
2.1. Desenvolvimento económico, democratização política e sistema educativo
2.2. Prolongamento da escolarização e complexificação dos processos de entrada na vida adulta
2.3. Instituição escolar e desigualdades sociais
3. Mudanças familiares nas sociedades ocidentais, um irremediável factor de enfraquecimento das solidariedades primárias?
3.1. Principais funções da família
3.2. Principais transformações nas estruturas familiares
3.2.1. De unidade de produção para unidade de rendimento e consumo; generalização da actividade assalariada das mulheres
3.2.2. Da hierarquização das funções parentais na lógica patriarcal à democratização das relações intra-familiares
3.2.3. Transformações dos padrões de conjugalidade: o impacto do crescimento das classes «médias»
3.2.4. Descoincidências entre relação conjugal e relação parental - as recomposições familiares
3.3. Pluralidade de valores e práticas face à família na sociedade portuguesa contemporânea - famílias e meios sociais
4. População e envelhecimento: grandes tendências demográficas
4.1. Evoluções demográficas na sociedade portuguesa
4.1.1. O duplo envelhecimento
4.1.2. Causas e consequências do envelhecimento
ALMEIDA, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Lisboa: Universidade Aberta, 1994 |
ARROTEIA, J. C. ;Migrações internacionais: Portugal como destino, Aveiro: Universidade de Aveiro. , 2007 |
PEIXOTO, J. ;As Teorias Explicativas das Migrações: Teorias Micro e Macro-Sociológicas. Socius Working Papers, 11, Lisboa: SOCIUS ¿ Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, 2004 |
PINTO, M. C. ;Porto, última estação, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017 |
WACQUANT, L. ;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia ¿ Revista da FLUP, 16, pp.27-39., 2006 |
GIDDENS, A. ;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2004 |
CUNHA, V. ;As Funções dos Filhos na Família. In Wall, Karin (Eds.), Famílias em Portugal - Percursos, Interacções, Redes Sociais (pp. 465-497). , Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005 |
ALMEIDA, A.N., VIEIRA, M.M.;A Escola em Portugal, Novos Olhares, Outros Cenários, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais., 2006 |
CAPUCHA, L. ;Envelhecimento e políticas sociais em tempos de crise. Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 113-131., 2014 |
BARRETO, A. ;Gente diferente, Quem Somos e como vivemos, Lisboa: Ed. Público, 2007 |
BARRETO, A. ;Mudar de vida. O fim da sociedade rural, Lisboa: Ed. Público, 2007 |
Para além da bibliografia indicada, poderão ser disponibilizados textos adicionais na pasta de documentos da disciplina.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de DOIS testes escritos individuais: o primeiro no dia 2 de Abril de 2020 (sobre o Ponto 1 do programa); o segundo no dia do exame final (sobre os pontos 2, 3 e 4 do programa). Primeiro teste: 40%; segundo teste: 60%.
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.