Teorias Sociológicas 2
Ocorrência: 2019/20 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
2TURMAU
Bibliografia Principal
Accardo, A.; Corcuff, P.;La Sociologie de Bourdieu, Bordeaux, Le Mascaret, 1989 |
Berger, P; Luckmann, T;A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro, 1999 |
Bourdieu, P.;Razões Práticas: sobre a teoria da acção, Oeiras, Celta ed., 1997 |
Bourdieu, P.;La Misére du Monde, Paris, Ed Seuil, , 1993 |
Bourdieu, P.;La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Minuit, 1979 |
Bourdieu, P.;Escritos de educação, Petropolis, Ed. Vozes, 1999 |
Campenhoudt, L. V.;Introdução à Análise dos fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva, 2003 |
Corcuff, P.;As Novas Sociologias: construções da realidade social., Queluz, Vral ed., 1997 |
Bibliografia Complementar
Herpin, N.;A Sociologia Americana. Escolas, problemáticas e práticas., Porto, Afrontamento., 1982. |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino é coerente com os objectivos da unidade curricular na medida em que dá particular relevo às representações dos alunos, incentivando a sua participação na reflexão acerca dos modos de fazer institucionalizados e das práticas dos utilizadores das instituições onde estão a desenvolver o trabalho de campo da unidade de seminário. Permite que os alunos compreendam quanto é forte a tendência para naturalizar a realidade social objectiva, para a tomar como incontroversa e imutável, precisamente em virtude da sua objectividade. Permite entender que as mudanças que os profissionais procuram introduzir nos modos de fazer das organizações onde trabalham precisam de ganhar objectividade para realmente produzir mudanças consistentes. Contribuem, finalmente, para consolidar a ruptura com o etnocentrismo, incentivando os estudantes a compreender as práticas dos utilizadores, as condições sociais de que são produtos, uma condição decisiva para evitar de as julgar e rotular. A metodologia de ensino e respectivas técnicas didácticas incide, de acordo com as directrizes de Bolonha, sobre: - sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pelos docentes, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. - sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada;
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
48 |
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Total: |
48 |
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAC do ISSSP.