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Teorias Sociológicas 2


Código: SS1910226    Sigla: TS2
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 46 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 51,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Sara Cristina Dias Melo   3,00

Bibliografia Principal

Accardo, A.; Corcuff, P.;La Sociologie de Bourdieu, Bordeaux, Le Mascaret, 1989
Berger, P; Luckmann, T;A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro, 1999
Bourdieu, P.;Razões Práticas: sobre a teoria da acção, Oeiras, Celta ed., 1997
Bourdieu, P.;La Misére du Monde, Paris, Ed Seuil, , 1993
Bourdieu, P.;La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Minuit, 1979
Bourdieu, P.;Escritos de educação, Petropolis, Ed. Vozes, 1999
Campenhoudt, L. V.;Introdução à Análise dos fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva, 2003
Corcuff, P.;As Novas Sociologias: construções da realidade social., Queluz, Vral ed., 1997

Bibliografia Complementar

Herpin, N.;A Sociologia Americana. Escolas, problemáticas e práticas., Porto, Afrontamento., 1982.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é coerente com os objectivos da unidade curricular na medida em que dá particular relevo às representações dos alunos, incentivando a sua participação na reflexão acerca dos modos de fazer institucionalizados e das práticas dos utilizadores das instituições onde estão a desenvolver o trabalho de campo da unidade de seminário. Permite que os alunos compreendam quanto é forte a tendência para naturalizar a realidade social objectiva, para a tomar como incontroversa e imutável, precisamente em virtude da sua objectividade. Permite entender que as mudanças que os profissionais procuram introduzir nos modos de fazer das organizações onde trabalham precisam de ganhar objectividade para realmente produzir mudanças consistentes. Contribuem, finalmente, para consolidar a ruptura com o etnocentrismo, incentivando os estudantes a compreender as práticas dos utilizadores, as condições sociais de que são produtos, uma condição decisiva para evitar de as julgar e rotular. A metodologia de ensino e respectivas técnicas didácticas incide, de acordo com as directrizes de Bolonha, sobre: - sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pelos docentes, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. - sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada;


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  48
  Total: 48

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP.