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Desenvolvimento Comunitário 1


Código: SS1910230    Sigla: DC1
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 44 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 21,00
Orientação Tutorial: 21,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos: 1. Situar o desenvolvimento comunitário no âmbito da intervenção do Serviço Social. 2. Transmitir conhecimentos sobre as principais conceções, modelos e abordagens, os princípios orientadores, objectivos e características, bem como as formas e modalidades de intervenção, actualmente utilizadas no âmbito do Desenvolvimento Comunitário. Competências a adquirir: Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Problematizar a intervenção comunitária na sociedade actual, simultaneamente, globalizada e individualizada. 2. Identificar os diferentes modelos teóricos de Desenvolvimento Comunitário e analisá-los criticamente. 3. Desenvolver competências para a leitura e a análise dos quadros societais segundo diferentes quadros conceptuais.

Programa

 d1. Enquadramento teórico do Desenvolvimento Comunitário: conceitos centrais 1.1. Os conceitos de crescimento e de desenvolvimento 1.1.1. O conceito de crescimento 1.1.2. O conceito de desenvolvimento humano 1.1.3. O conceito de desenvolvimento de Amartya Sen 1.2. Os conceitos de comunidade e de sociedade 1.3. O conceito de desenvolvimento comunitário 2. Uma perspectiva histórica de Desenvolvimento Comunitário 2.1. Raízes do desenvolvimento comunitário 2.2. As teorias do desenvolvimento no espaço 2.3. Desenvolvimento comunitário em Portugal 3. A intervenção social comunitária 3.1. Principais características do desenvolvimento comunitário 3.2. Os princípios e os principais elementos em jogo no processo de intervenção comunitária 3.3. Perfil profissional do assistente social comunitário 4. Diferentes abordagens e modelos de Desenvolvimento Comunitário 5. As áreas de intervenção do Desenvolvimento Comunitário, os seus públicos e enquadramento institucional 6. Novos desafios e áreas de intervenção no Desenvolvimento Comunitário 6.1. Como pensar e intervir na comunidade na modernidade liquida? 6.2. As tensões e conflitos entre comunidade e individualismo no mundo globalizado.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos sao coerentes com os objetivos da disciplina, desde logo porque os primeiros são centrados na transmissão de importantes conceitos relativos ao Desenvolvimento Comunitário, suas raízes históricas e sua tradução em princípios de intervenção comunitária, fundamentais para desenvolver nos estudantes competências de leitura e análise dos diferentes modelos de intervenção comunitária. 

Bibliografia Principal

TREMBLAY, Suzanne ;Du concept de développement au concept de l’aprés-développement: trajectoire et rèperes théoriques, Quebéc, Université du Quebéc [em linha]. Disponível em http://sdeir.uqac.ca/doc_numerique/format/PDF/12056864T1.pdf, 1999
COX, Fred M. et al.;Strategies of Community Organization, Illinois, Peacock Publishers, 1979
BAUMAN, Zygmunt ;Comunidade. A busca por segurança no mundo actual, Rio de Janeiro, Zahar Editor, 2003
CARMO, Hermano ;Desenvolvimento Comunitário, Lisboa, Universidade Aberta., 1999
CONTE, Bernard;Le concept de développement , [em linha], disponível em http://conte.u-bordeaux4.fr/Enseig/Lic-ecod/docs_pdf/LeConceptDeDeveloppement.pdf
BAUMAN, Zygmunt ;Trabajo, consumismo y nuevos pobres, Barcelona, Editorial Gedisa, 2008
SEN, Amartya;Development as freedom, Oxford: Oxford University Press, 1999
DIEZ, Esther Raya;Tema 4: Fundamento y objeto del Trabajo Social Comunitario ((disponível em em http://www.unirioja.es/dptos/dchs/archivos/TEMA4FUNDAMENTOS.pdf))
TÖNNIES, F. ;«El nacimiento de mis conceptos de “comunidad” y “sociedad”», Sociológica, n.º 1. , 1986 ((disponível em http://www.catedras.fsoc.uba.ar/elias/tonnies.pdf))
WORSLEY, Peter ;«A Comunidade na Sociedade Moderna», Introdução à Sociologia, Lisboa, D. Quixote, pp.331-379., 1974
CRAIG, Gary et al.;The Community Development Reader, Polity Press, 2011
ANDER-EGG, Ezequiel;Metodologia y Practica del Desarrollo de la Comunidad, Barcelona, El Ateneo, 1980
BOSQUET, Catherine ;«Le develloppement communautaire. Un concept, une histoire, des valeurs», Actes Travail Social et Développement Communautaire, Bélgica, FCSS-FCSSB., 2003 ([em linha]. Disponível em http://www.fdss.be/uploads/TravailSocialDevComm/TravailSocEtDevComCombo.pdf))

Bibliografia Complementar

BAUMAN, Zygmunt;Liquid Modernity , Cambridge: Polity Press, 2000

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir conhecimentos relativos às questões conceptuais. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos de autores reconhecidos na área da intervenção social comunitária e do desenvolvimento comunitário. 3. São convidados profissionais que trabalham em diferentes campos de ação, de forma a partilhar experiências de intervenção comunitária.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de dois testes. O 1º teste será realizado no dia 27 de novembro. O 2º teste decorrerá na data do exame final. Cada teste tem uma ponderação de 50%. 
Note Bem: Para que o aluno se possa manter na avaliação distribuída deverá assistir a 75% do número total de aulas (Ponto 7 do Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos). 
2. EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.

Avaliação Final

Para alunos em avaliação distribuída 
1º teste = 50% 2º teste = 50% 

Para alunos em exame final Exame = 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na medida em que esta UC pretende preparar os alunos para ler e analisar projetos de intervenção comunitária, à luz de quadros teórico-operativos, a metodologia de ensino - aprendizagem parece ser coerente com os objetivos da disciplina. Ao basear-se numa abordagem expositiva dos conceitos mas, sobretudo, na reflexão de diferentes experiências de intervenção comunitária (partilhadas por interventores sociais que implementam diariamente projetos de intervenção comunitária), a metodologia utilizada vai ao encontro dos objetivos da UC.