Código: | SS1910230 | Sigla: | DC1 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 44 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Orientação Tutorial: | 21,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos: 1. Situar o desenvolvimento comunitário no âmbito da intervenção do Serviço Social. 2. Transmitir conhecimentos sobre as principais conceções, modelos e abordagens, os princípios orientadores, objectivos e características, bem como as formas e modalidades de intervenção, actualmente utilizadas no âmbito do Desenvolvimento Comunitário. Competências a adquirir: Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Problematizar a intervenção comunitária na sociedade actual, simultaneamente, globalizada e individualizada. 2. Identificar os diferentes modelos teóricos de Desenvolvimento Comunitário e analisá-los criticamente. 3. Desenvolver competências para a leitura e a análise dos quadros societais segundo diferentes quadros conceptuais.
d1. Enquadramento teórico do Desenvolvimento Comunitário: conceitos centrais 1.1. Os conceitos de crescimento e de desenvolvimento 1.1.1. O conceito de crescimento 1.1.2. O conceito de desenvolvimento humano 1.1.3. O conceito de desenvolvimento de Amartya Sen 1.2. Os conceitos de comunidade e de sociedade 1.3. O conceito de desenvolvimento comunitário 2. Uma perspectiva histórica de Desenvolvimento Comunitário 2.1. Raízes do desenvolvimento comunitário 2.2. As teorias do desenvolvimento no espaço 2.3. Desenvolvimento comunitário em Portugal 3. A intervenção social comunitária 3.1. Principais características do desenvolvimento comunitário 3.2. Os princípios e os principais elementos em jogo no processo de intervenção comunitária 3.3. Perfil profissional do assistente social comunitário 4. Diferentes abordagens e modelos de Desenvolvimento Comunitário 5. As áreas de intervenção do Desenvolvimento Comunitário, os seus públicos e enquadramento institucional 6. Novos desafios e áreas de intervenção no Desenvolvimento Comunitário 6.1. Como pensar e intervir na comunidade na modernidade liquida? 6.2. As tensões e conflitos entre comunidade e individualismo no mundo globalizado.
Os conteúdos programáticos sao coerentes com os objetivos da disciplina, desde logo porque os primeiros são centrados na transmissão de importantes conceitos relativos ao Desenvolvimento Comunitário, suas raízes históricas e sua tradução em princípios de intervenção comunitária, fundamentais para desenvolver nos estudantes competências de leitura e análise dos diferentes modelos de intervenção comunitária.
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1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir conhecimentos relativos às questões conceptuais. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos de autores reconhecidos na área da intervenção social comunitária e do desenvolvimento comunitário. 3. São convidados profissionais que trabalham em diferentes campos de ação, de forma a partilhar experiências de intervenção comunitária.
Avaliação apenas com exame final
Não aplicável.
Conforme estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.