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Intervenção Sistémica 1


Código: SS1910232    Sigla: IS1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 46 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAG1

Teórico-Práticas: 26,50

3TURMAG2

Teórico-Práticas: 34,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Jacqueline Ferreira Marques   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

teoria sistémica permite explicar fenómenos como a resistência das famílias e grupos à mudança e a forma como os sistemas se movem entre a estabilidade e a mudança gerando soluções no seu interior. Colocar-se-á particular ênfase na metodologia sistémica no trabalho com as famílias. No final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de: 

i) Compreender a mudança dos indivíduos em função do funcionamento dos sistemas em que se inserem, nomeadamente o contexto familiar;
ii) Reconhecer diferentes perturbações/dificuldades na interação humana associadas a diferentes axiomas da comunicação humana; 
iii) Identificar diferentes caraterísticas inerentes à estrutura de uma família: limites e fronteiras, alianças e coligações, regras, canais de comunicação; 
iv) Identificar diferentes tipos de famílias e diferentes estádios do ciclo vital da família e respetivas características; 
v) Conhecer diferentes técnicas/estratégias de intervenção sistémicas;
vi) Conhecer diferentes abordagens de intervenção sistémicas: transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas;
vii) Refletir criticamente sobre casos a partir de uma abordagem sistémica. 

Programa

1. Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar

2. Teoria da Cibernética
3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto)
4. Da `realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social
5. As narrativas/sistema (Sluzki)
6. Postura co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson)
7. Famílias e outras redes sociais
8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas ativas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo)
9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O ponto 1,2,3 e 4 permitem compreender as bases da unidade curricular e concretizar os objetivos previstos em i) e ii). A análise e compreensão da família enquanto sistema e seu estudo, de modo a concretizar os objetivos iii), iv) e v) serão concretizados a partir dos pontos 5, 6 e 7 dos conteúdos programáticos. O ponto 8 e 9 dão corpo ao objetivo v e vi 

Bibliografia Principal

Alarcão, M.; (Des)Equilíbrios Familiares, Quarteto, 2000
Andolfi, M. ;A Terapia Familiar., Vega, 1981
Relvas, A.P. ; Alarcão, M. (Coord.) ;Novas Formas de Famílias, Quarteto, 2000
Minuchin, P.; Colapinto, J.; Minuchin, S. ;Trabalhar com famílias pobres. , Artes medicas, 2000
Relvas, A.P. ; O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica, Afrontamento, 1996
Guevara. L.; Acerca de la elección de um horizonte em terapia sistémica. , Sistemas Familiares, Buenos Aires, vol. 1-2, n. 18, 2002
Relvas, A. ; Por detrás do espelho ¿ da teoria à terapia com a família. , Afrontamento, 2000
Sluzki, C. ; Famílias e redes. In L. Fernandes & M. Ribeiro (coords.) Terapiafamiliar, redes e poética social. , Climepsi , 2007
Sousa, L., Hespanha, P., Rodrigues, S. & Grilo, P.;Famílias pobres: Desafio àintervenção social.., Climepsi , 2007

Métodos de Ensino

Método misto: expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão, análise e comunicação). Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividades que exigem a participação ativa e empenhada dos alunos de modo a permitir o treino de competências. As atividades práticas contarão com a realização de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos lecionados devendo os alunos preparar-se, sempre que possível, através da leitura do caderno de textos e da matéria teórica correspondente.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Ficha de leitura e apresentação oral  Trabalho laboratorial ou de campo  2019-10-22
Teste escrito de avaliação de conhecimentos  Teste/Exame  2019-12-17
  Total: 30

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em consonância com os objetivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interativas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos selecionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De  modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.