Intervenção Sistémica 1
Ocorrência: 2019/20 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
3TURMAG1
3TURMAG2
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A teoria
sistémica permite explicar fenómenos como a resistência das famílias e grupos à
mudança e a forma como os sistemas se movem entre a estabilidade e a mudança
gerando soluções no seu interior. Colocar-se-á particular ênfase na metodologia
sistémica no trabalho com as famílias. No final desta disciplina, o estudante
deverá ser capaz de:
i) Compreender
a mudança dos indivíduos em função do funcionamento dos sistemas em que se
inserem, nomeadamente o contexto familiar;
ii) Reconhecer
diferentes perturbações/dificuldades na interação humana associadas a
diferentes axiomas da comunicação humana;
iii) Identificar
diferentes caraterísticas inerentes à estrutura de uma família: limites e
fronteiras, alianças e coligações, regras, canais de comunicação;
iv) Identificar
diferentes tipos de famílias e diferentes estádios do ciclo vital da família e
respetivas características;
v) Conhecer
diferentes técnicas/estratégias de intervenção sistémicas;
vi) Conhecer
diferentes abordagens de intervenção sistémicas: transgeracionais, estruturais,
estratégicas e narrativas;
vii) Refletir
criticamente sobre casos a partir de uma abordagem sistémica.
Programa
1. Teoria
Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar
2. Teoria
da Cibernética
3. Teorias
da comunicação (escola de Palo Alto)
4. Da
`realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social
5. As
narrativas/sistema (Sluzki)
6. Postura
co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson)
7. Famílias
e outras redes sociais
8. Condução
de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário
circular, técnicas ativas e escultura, genogramas e transmissão
multigeneracional, questionário reflexivo)
9. Intervenções
transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O ponto 1,2,3
e 4 permitem compreender as bases da unidade curricular e concretizar os
objetivos previstos em i) e ii). A análise e compreensão da família enquanto
sistema e seu estudo, de modo a concretizar os objetivos iii), iv) e v) serão
concretizados a partir dos pontos 5, 6 e 7 dos conteúdos programáticos. O ponto
8 e 9 dão corpo ao objetivo v e vi
Bibliografia Principal
Alarcão, M.; (Des)Equilíbrios Familiares, Quarteto, 2000 |
Andolfi, M. ;A Terapia Familiar., Vega, 1981 |
Relvas, A.P. ; Alarcão, M. (Coord.) ;Novas Formas de Famílias, Quarteto, 2000 |
Minuchin, P.; Colapinto, J.; Minuchin, S. ;Trabalhar com famílias pobres. , Artes medicas, 2000 |
Relvas, A.P. ; O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica, Afrontamento, 1996 |
Guevara. L.; Acerca de la elección de um horizonte em terapia sistémica. , Sistemas Familiares, Buenos Aires, vol. 1-2, n. 18, 2002 |
Relvas, A. ; Por detrás do espelho ¿ da teoria à terapia com a família. , Afrontamento, 2000 |
Sluzki, C. ; Famílias e redes. In L. Fernandes & M. Ribeiro (coords.) Terapiafamiliar, redes e poética social. , Climepsi , 2007 |
Sousa, L., Hespanha, P., Rodrigues, S. & Grilo, P.;Famílias pobres: Desafio àintervenção social.., Climepsi , 2007 |
Métodos de Ensino
Método misto:
expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão,
análise e comunicação). Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos
alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do
professor, em articulação com atividades que exigem a participação ativa e
empenhada dos alunos de modo a permitir o treino de competências. As atividades práticas contarão com a realização de
trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos lecionados devendo os alunos
preparar-se, sempre que possível, através da leitura do caderno de textos e da
matéria teórica correspondente.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Ficha de leitura e apresentação oral |
Trabalho laboratorial ou de campo |
|
2019-10-22 |
Teste escrito de avaliação de conhecimentos |
Teste/Exame |
|
2019-12-17 |
|
Total: |
30 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Em consonância
com os objetivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de
ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interativas, por
exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos selecionados; análise
e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a
incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com
a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa
dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.