Psicopatologia
Ocorrência: 2019/20 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
3TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Pretende-se que os estudantes ao longo desta UC:
- Reflictam sobre os conceitos de normalidade e patologia mental;
- Conheçam os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais;
- Conheçam os principais modelos de compreensão das alterações psicopatológicas;
-Adquiram conhecimentos gerais de psicopatologia descritiva e compreensiva, dando enfoque a características clínicas e diagnóstico; à epidemiologia; aos modelos explicativos e etiologia; ao curso e prognóstico; ao padrão familiar; e ao diagnóstico diferencial.
- Valorizem a empatia a respectiva aplicação no âmbito da entrevista clínica.
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Reflectir criticamente acerca da patologia mental, contextualizando-a na dimensão histórica e cultural do indivíduo;
- Compreender e saber como se utiliza o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentaias para adequadamente perceberem diagnósticos psicopatológicos, utilizando o sistema multiaxial;
- Saber identificar os principais sinais e sintomas de diversos quadros psicopatológicos;
- Desenvolver uma atitude empática e de escuta activa
Programa
1.Introdução à psicopatologia: o normal e o patológico
2.Abordagens contemporâneas à psicopatologia e os principais sistemas de classificação das perturbações mentais.
21.Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.
2.2. Classificação Internacional das Doenças.
3. Quadros psicopatológicos (descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial);
3.1. Perturbações do Humor
3.2. Perturbações da Ansiedade
3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar
3.4. Esquizofrenias e outras Perturbações Psicóticas
3.5. Perturbações da Personalidade
3.6. Perturbações da 3ª idade
4. Psicofarmacologia: noções básicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos selccionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto. Promove-se, ainda, o contato com
os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.
Valorização da empatia no âmbito da intervençao do futuro assistente social quer no âmbito da entrevista quer na construção da relação profissional.
Bibliografia Principal
Abreu, J.;. Introdução à Psicopatologia Compreensiva., Fundação Calouste Gulbenkian., 1997 |
American PsychiatricAssociation ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013 |
Fonseca, A. F.; Psiquiatria e Psicopatologia, Fundação Calouste Gulbenkian., 1985 |
Correia, D., T.;Manual de Psicopatologia, Lidel, 2014 |
Bibliografia Complementar
Casey, P., & Kelly, B.;Fish: Psicopatologia clínica: Sinais e sintomas em psiquiatria. , Libri-Faber, 2007 |
Hersen, M., & Beidel, D. C. ;Adult Psychopathology and diagnosis (6th ed). , John Wiley and Sons, 2012 |
Maddux, J. E., & Winstead, B;Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding, Routledge., 2012 |
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.) , 2007 (retirado de: http://www.who.int/classifications/icd/en/) |
Métodos de Ensino
O ensino desta UC é fundamentalmente de natureza teórica e teórico-prático, utilizando métodos expositivos para o ensino dos conceitos fundamentais da psicopatologia e métodos de discussão e aprendizagem guiada para a discussão de casos e compreensão do diagnóstico.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
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Total: |
45 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Avaliação:proposta para a UC:
- avaliação distribuída que inclui: um frequência (50%) e um trabalho de grupo com a respetiva apresentação (50%).
Com o trabalho prático pretende-se proceder à análise de artigo científico sobre um quadro psicopatológico sintetizando as características fundamentais dessa patologia e a inclusão de caso clínico
A nota mínima em cada componete é de 6.5 valores; obrigatoriedade de 75% de presenças.
- avaliação final: exame (100%) inclundo componente teórica e análise de caso clínico