Intervenção Sistémica 2
Ocorrência: 2019/20 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
3TURMAG1
3TURMAG2
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Proporcionar-se-á um debate contínuo de projectos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança.
Programa
Ciclo vital da família. Tipologias familiares: famílias nucleares, monoparentais, reconstituídas, etc. Estrutura familiar: hierarquias, limites, alianças e coligações. A entrevista vs a entrevista familiar: como intervir no sistema.
Bibliografia Principal
Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0 |
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4 |
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4 |
Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0 |
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4 |
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4 |
Bibliografia Complementar
Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987 |
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6 |
Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3 |
Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987 |
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6 |
Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3 |
Métodos de Ensino
Como modalidades de aprendizagem, combina discussões, leituras, exercícios de role play, apresentação de vídeos e debates. A calendarização dos tópicos do programa está sujeita a reajustamentos, dependendo de oportunidades para apresentações/eventos e/ou convidados especiais.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Trabalho escrito e apresentação |
Trabalho laboratorial ou de campo |
|
2020-05-12 |
Exame |
Teste/Exame |
|
|
|
Total: |
30 |
Avaliação Contínua
Avaliação periódica
Teste escrito de avaliação de conhecimentos (40%) - 12/06
Trabalho escrito e apresentação (60%) - 19/05
Avaliação Final
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de avaliação do ISSSP.