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Desenvolvimento Comunitário 2


Código: SS1910242    Sigla: DC2
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 39 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 21,00
Orientação Tutorial: 22,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar os estudantes para:
¿ identificar e utilizar os conceitos teóricos aprendidos no 1º semestre num espaço comunitário;
¿ diagnosticar situações-problemas e definir estratégias de intervenção social em contexto comunitário;
¿ construir projectos de intervenção comunitária, nas suas diferentes fases;
¿ aplicar a intervenção comunitária a várias situações.

Programa

1. A metodologia (participativa) de projecto
1.1. Planeamento e projecto
1.2. A construção de projectos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:
¿ Objectivos e funções
¿ Metodologias a utilizar
¿ Definição de prioridades de intervenção
1.2.2. O Plano de acção:
¿ Definição dos objectivos
¿ Estratégias de intervenção
1.2.3. A Avaliação
¿ Funções da avaliação
¿ A avaliação participativa
¿ Os modelos de avaliação
¿ Os critérios da avaliação
¿ Os resultados

2. Mobilização e organização da comunidade: participação, empowerment, advocacy, parcerias e redes locais
2.1 A participação como princípio basilar do desenvolvimento comunitário
2.1.1. Modelos de participação
2.1.2. Condições para a participação
2.1.3. Contexto da participação: factores que facilitam ou dificultam a participação
2.1.4. Potencialidades e riscos da participação
2.2. Empowerment e advocacy
2.3. Parcerias e redes locais: o trabalho em rede e a mobilização de recursos
2.3.1. Modelos de parceria
2.3.2. Potencialidades e riscos das parcerias

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas. O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centrar-se-á na exposição da docente dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais). Procurar-se-á, igualmente, mobilizar os alunos em torno de um projeto comum (preparação de uma visita de estudo a uma experiência de desenvolvimento comunitário).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Final

1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):

Realização de um Projeto de Intervenção Comunitária. O trabalho pode ser individual ou em grupo (máximo TRÊS elementos). (ponderação de 70%).
Apresentação oral do Projeto de Intervenção em sala de aula (ponderação de 30%).
 

2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia de projeto e os modelos de participação, mas também na aplicação desses mesmos conhecimentos na realização de um projeto de intervenção e sua apresentação oral em turma (modelo de avaliação da disciplina).