Código: | SS1910242 | Sigla: | DC2 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 39 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Orientação Tutorial: | 22,50 |
Docência - Horas
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Capacitar os estudantes para:
¿ identificar e utilizar os conceitos teóricos aprendidos no 1º semestre num espaço comunitário;
¿ diagnosticar situações-problemas e definir estratégias de intervenção social em contexto comunitário;
¿ construir projectos de intervenção comunitária, nas suas diferentes fases;
¿ aplicar a intervenção comunitária a várias situações.
1. A metodologia (participativa) de projecto
1.1. Planeamento e projecto
1.2. A construção de projectos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:
¿ Objectivos e funções
¿ Metodologias a utilizar
¿ Definição de prioridades de intervenção
1.2.2. O Plano de acção:
¿ Definição dos objectivos
¿ Estratégias de intervenção
1.2.3. A Avaliação
¿ Funções da avaliação
¿ A avaliação participativa
¿ Os modelos de avaliação
¿ Os critérios da avaliação
¿ Os resultados
2. Mobilização e organização da comunidade: participação, empowerment, advocacy, parcerias e redes locais
2.1 A participação como princípio basilar do desenvolvimento comunitário
2.1.1. Modelos de participação
2.1.2. Condições para a participação
2.1.3. Contexto da participação: factores que facilitam ou dificultam a participação
2.1.4. Potencialidades e riscos da participação
2.2. Empowerment e advocacy
2.3. Parcerias e redes locais: o trabalho em rede e a mobilização de recursos
2.3.1. Modelos de parceria
2.3.2. Potencialidades e riscos das parcerias
O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas. O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.
A metodologia de ensino centrar-se-á na exposição da docente dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais). Procurar-se-á, igualmente, mobilizar os alunos em torno de um projeto comum (preparação de uma visita de estudo a uma experiência de desenvolvimento comunitário).
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um Projeto de Intervenção Comunitária. O trabalho pode ser individual ou em grupo (máximo TRÊS elementos). (ponderação de 70%).
Apresentação oral do Projeto de Intervenção em sala de aula (ponderação de 30%).
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia de projeto e os modelos de participação, mas também na aplicação desses mesmos conhecimentos na realização de um projeto de intervenção e sua apresentação oral em turma (modelo de avaliação da disciplina).