Código: | SS1910243 | Sigla: | SEPSS6 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 40 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 6,5 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 24,00 |
Orientação Tutorial: | 24,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 32,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objectivos científicos (Componente Teórica)
1. Dotar os estudantes de conhecimentos científicos no domínio do processo de produção das dependências de substâncias psicoactivas segundo uma perspectiva biopsicossocial;
2. Capacitar os estudantes para a integração dos conhecimentos da sociologia e da psicologia que contribuem para a compreensão dos problemas psicossociais subjacentes ao consumo abusivo de substâncias.
Objectivos científicos (Componente Tutorial)
1. Dotar os estudantes de conhecimentos científicos no domínio da reabilitação de consumidores de substâncias psicoactivas;
2. Capacitar os estudantes para o uso de modelos de intervenção no tratamento e reinserção social de consumidores de substâncias;
3. Capacitar os estudantes para o exercício das atitudes adequadas à relação de ajuda com consumidores de substâncias psicoactivas.
Competências
¿ Estar apto a definir e operacionalizar os conceitos relativos ao fenómeno em estudo;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Revelar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
¿ Estar apto a elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
¿ Estar apto a realizar diagnóstico psicossociais;
¿ Ter domínio da escrita científica.
I Para uma abordagem biopsicossocial do fenómeno das dependências
1. Cérebro, Sistema Nervoso e comunicação química entre neurónios;
2. A neurobiologia das emoções: estruturas cerebrais e emoções;
3. Perturbação cognitivo emocional e etapas do processo de desinserção social.
II. Problemas psicossociais de consumidores de longa duração: tratamento e reinserção social
1. O impacto das substâncias psicoactivas na cognição, emoção e actividade motora;
2. Substâncias psicoactivas e modificações sociais na vida do sujeito consumidor.
3. A insuficiência da abordagem farmacológica para o efectivo tratamento e reinserção social dos consumidores de longa duração.
Conteúdos Programáticos (Componente Tutorial)
I Tratamento e Reinserção Social de consumidores: o papel do Assistente Social na gestão de Caso e na planificação de uma intervenção personalizada
1. A elaboração de diagnósticos psicossociais teoricamente consistentes;
2. A elaboração de um plano de inserção em ordem à recriação das redes de suporte familiar e social;
3. A criação de um vínculo seguro na relação de ajuda para assegurar a modificação dos valores e atitudes da qual depende, em boa medida, a mudança dos comportamentos.
Na Componente Teórica, os conteúdos programáticos estão organizados em dois blocos de conhecimentos. Os pontos 1,2 e 3 do I bloco de conhecimentos visam responder ao enunciado no objectivo 1. Os pontos 1,2 e 3 do II bloco de conhecimentos, ao detalhar conhecimentos explicitando o impacto das substâncias a nível cognitivo, emocional, comportamental e social visam responder ao enunciado no objectivo 2. A Componente Tutorial é constituída por um único bloco de conhecimentos orientado para dotar os estudantes de aprendizagens em consonância com o enunciado nos objectivos 1, 2 e 3.
Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017). ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, , 2017 |
Brandão, M. L., (2013). ;As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência, Instituto de Neurociências e Comportamento, capítulos I e VII ¿ S.Paulo. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-46652005000300013 |
Castro-Caldas, A.; Tavares, A.; Sebastião, A. (2005). ;Cérebro Toxicodependente - Boletim de Neurociências Cognitivas e Neuroimagem na toxicodependência. Bioevent ¿ Consultores, Lda., Lisboa; pp. 59-66 . |
Esperidião-Antonio, V. et al. (2008). ;Neurobiologia das Emoções, Psicologia Clínica 35 (2) ou https://www.revistas.usp.br/acp/article/viewFile/17196/19203 |
Gaulejac, V. e Taboada, I. L. (1994). ;O processo de desinserção social (trad.), La lutte des places, Epi, Paris, pp. 117 a 133. |
Gaulejac, V. & Taboada-Léonetti, I. (1994). ;Respostas Individuais à Inferiorização Social (trad.), La Lutte des Places, Epi, Paris, pp. 181 a 217. |
Gray, S. W. & Zide, M. R. (2013). ;Psychopathology, An Introduction to the Competency-Based Assessment Model, Brooks, USA, pp. 14-25. |
Instituto da Droga e Toxicodependência (2009). ;Linhas orientadoras para a intervenção social: Modelo de Intervenção em Reinserção, Lisboa. |
Instituto da Droga e Toxicodependência (2007). ;Manual de Boas Práticas em Reinserção, Lisboa. |
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (2013). ;Rede de Referenciação/Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, Lisboa. |
Souto, T. (2000). ;A Alexitimia e a Dependência de Drogas: os sentimentos, o discurso e as drogas, Tese de Mestrado, Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto. |
Aulas de exposição e sistematização, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes; aulas com apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a consolidar a compreensão científica do fenómeno; aulas de simulação de situações que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 150 | |
Total: | 150 |
Obtenção de Frequência
ADENDA: (Período COVID 19 - Projecto Dependências:
Modalidade de Avaliação Contínua. A avaliação far-se-á ao longo do semestre, com recurso à realização de três instrumentos ( trabalhos individuais e de grupo)representando dois deles 30% da avaliação final e um outro 40% da nota final.
Cálculo da Classificação Final
Exercício Oral - 60% da classificação final do Seminário;
Diagnóstico psicossocial (1) - 40% da classificação final do Seminário;
ADENDA (Período Covid19) - Projeto Envelhecimento
A avaliação da UC consistirá na realização de um trabalho final de grupo (máximo 3 elementos) que contemple 3 capítulos:
1.1 Aprofundamento teórico dos problemas sociais relativos ao contexto de estágio (40%);
1.2 Análise das atividade desenvolvidas no 1º semestre ou sobre os elementos de DIAGNÓSTICO que conseguiram recolher (30%);
1.3 Reflexão sobre as práticas profissionais do Serviço Social (as que foram observadas no estágio no decurso do 1º semestre OU as que o assistente social é convocado a realizar em função dos problemas diagnosticados) (30%).
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.