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Seminário de Estudos e Práticas de Serviço Social 6


Código: SS1910243    Sigla: SEPSS6
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 40 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP2ENV

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 24,00
Orientação Tutorial: 24,00

3TURMAP1PMJ

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 32,00
Orientação Tutorial: 32,00

3TURMAP3DEP

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   0,00
Jacqueline Ferreira Marques   0,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Seminário Totais 3 6,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Jacqueline Ferreira Marques   2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Orientação Tutorial Totais 3 6,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Jacqueline Ferreira Marques   2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos científicos (Componente Teórica)
1. Dotar os estudantes de conhecimentos científicos no domínio do processo de produção das dependências de substâncias psicoactivas segundo uma perspectiva biopsicossocial;
2. Capacitar os estudantes para a integração dos conhecimentos da sociologia e da psicologia que contribuem para a compreensão dos problemas psicossociais subjacentes ao consumo abusivo de substâncias.

Objectivos científicos (Componente Tutorial)

1. Dotar os estudantes de conhecimentos científicos no domínio da reabilitação de consumidores de substâncias psicoactivas;
2. Capacitar os estudantes para o uso de modelos de intervenção no tratamento e reinserção social de consumidores de substâncias;
3. Capacitar os estudantes para o exercício das atitudes adequadas à relação de ajuda com consumidores de substâncias psicoactivas.
Competências
¿ Estar apto a definir e operacionalizar os conceitos relativos ao fenómeno em estudo;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Revelar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
¿ Estar apto a elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
¿ Estar apto a realizar diagnóstico psicossociais;
¿ Ter domínio da escrita científica.

Programa

I Para uma abordagem biopsicossocial do fenómeno das dependências
1. Cérebro, Sistema Nervoso e comunicação química entre neurónios;
2. A neurobiologia das emoções: estruturas cerebrais e emoções;
3. Perturbação cognitivo emocional e etapas do processo de desinserção social.

II. Problemas psicossociais de consumidores de longa duração: tratamento e reinserção social

1. O impacto das substâncias psicoactivas na cognição, emoção e actividade motora;
2. Substâncias psicoactivas e modificações sociais na vida do sujeito consumidor.
3. A insuficiência da abordagem farmacológica para o efectivo tratamento e reinserção social dos consumidores de longa duração.


Conteúdos Programáticos (Componente Tutorial)

I Tratamento e Reinserção Social de consumidores: o papel do Assistente Social na gestão de Caso e na planificação de uma intervenção personalizada

1. A elaboração de diagnósticos psicossociais teoricamente consistentes;
2. A elaboração de um plano de inserção em ordem à recriação das redes de suporte familiar e social;
3. A criação de um vínculo seguro na relação de ajuda para assegurar a modificação dos valores e atitudes da qual depende, em boa medida, a mudança dos comportamentos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Na Componente Teórica, os conteúdos programáticos estão organizados em dois blocos de conhecimentos. Os pontos 1,2 e 3 do I bloco de conhecimentos visam responder ao enunciado no objectivo 1. Os pontos 1,2 e 3 do II bloco de conhecimentos, ao detalhar conhecimentos explicitando o impacto das substâncias a nível cognitivo, emocional, comportamental e social visam responder ao enunciado no objectivo 2. A Componente Tutorial é constituída por um único bloco de conhecimentos orientado para dotar os estudantes de aprendizagens em consonância com o enunciado nos objectivos 1, 2 e 3.

Bibliografia Principal

Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017). ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, , 2017
Brandão, M. L., (2013). ;As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência, Instituto de Neurociências e Comportamento, capítulos I e VII ¿ S.Paulo. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-46652005000300013
Castro-Caldas, A.; Tavares, A.; Sebastião, A. (2005). ;Cérebro Toxicodependente - Boletim de Neurociências Cognitivas e Neuroimagem na toxicodependência. Bioevent ¿ Consultores, Lda., Lisboa; pp. 59-66 .
Esperidião-Antonio, V. et al. (2008). ;Neurobiologia das Emoções, Psicologia Clínica 35 (2) ou https://www.revistas.usp.br/acp/article/viewFile/17196/19203
Gaulejac, V. e Taboada, I. L. (1994). ;O processo de desinserção social (trad.), La lutte des places, Epi, Paris, pp. 117 a 133.
Gaulejac, V. & Taboada-Léonetti, I. (1994). ;Respostas Individuais à Inferiorização Social (trad.), La Lutte des Places, Epi, Paris, pp. 181 a 217.
Gray, S. W. & Zide, M. R. (2013). ;Psychopathology, An Introduction to the Competency-Based Assessment Model, Brooks, USA, pp. 14-25.
Instituto da Droga e Toxicodependência (2009). ;Linhas orientadoras para a intervenção social: Modelo de Intervenção em Reinserção, Lisboa.
Instituto da Droga e Toxicodependência (2007). ;Manual de Boas Práticas em Reinserção, Lisboa.
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (2013). ;Rede de Referenciação/Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, Lisboa.
Souto, T. (2000). ;A Alexitimia e a Dependência de Drogas: os sentimentos, o discurso e as drogas, Tese de Mestrado, Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição e sistematização, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes; aulas com apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a consolidar a compreensão científica do fenómeno; aulas de simulação de situações que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  150
  Total: 150

Avaliação Contínua

Obtenção de Frequência
ADENDA: (Período COVID 19 - Projecto Dependências:

Modalidade de Avaliação Contínua. A avaliação far-se-á ao longo do semestre, com recurso à realização de três instrumentos ( trabalhos individuais e de grupo)representando dois deles 30% da avaliação final e um outro 40% da nota final.

ADENDA:
Os métodos de ensino contemplam tarefas de aprendizagem de aulas à distância, lecionadas através do programa Zoom, no horário definido para as aulas. Contemplam, ainda, tarefas com recurso à plataforma Sigarra. O acesso ao link das aulas será facultado via email dinâmico. Serão também facultados: textos de apoio e os diapositivos das aulas para que os estudantes possam acompanhar as mesmas, caso tenham dificuldades na transmissão vídeo. A comunicação entre a docentes e estudantes será via e-mail institucional. 

Avaliação Final

Cálculo da Classificação Final

Exercício Oral - 60% da classificação final do Seminário;
Diagnóstico psicossocial (1) - 40% da classificação final do Seminário;

ADENDA (Período Covid19) - Projeto Envelhecimento

A avaliação da UC consistirá na realização de um trabalho final de grupo (máximo 3 elementos) que contemple 3 capítulos:

1.1 Aprofundamento teórico dos problemas sociais relativos ao contexto de estágio (40%);

1.2 Análise das atividade desenvolvidas no 1º semestre ou sobre os elementos de DIAGNÓSTICO que conseguiram recolher (30%);

1.3 Reflexão sobre as práticas profissionais do Serviço Social (as que foram observadas no estágio no decurso do 1º semestre OU as que o assistente social é convocado a realizar em função dos problemas diagnosticados) (30%).


Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino está formulado segundo três tipos de aulas, onde se pretende estimular a aprendizagem, sempre que possível por via da exercitação prática e de análise dos modos de agir profissionais no trabalho de terreno, de um conjunto diversificado de competências, como o trabalho em grupo, o rigor de linguagem, a escrita científica, o uso das técnicas de intervenção, as atitudes na relação, o autoconhecimento e o conhecimento dos outros.

ADENDA (Período Covid 19) - SESS6 - Projeto "Envelhecimento"
A metodologia de ensino foi alterada: intensificaram-se as aulas tutoriais on-line (em função dos grupos de estágio), com vista a apoiar de forma mais personalizada os alunos: a) orientar os trabalhos de leitura e análise dos problemas que o assistente social é convocado a intervir na "área" do envelhecimento; b) apoiar e contruir intervenções "à distância" que cada grupo foi chamado a realizar nos seus diversos contextos de estágio em virtude da situação de isolamento social dos idosos ou de confinamento nas suas residências.