• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910247

Seminário de Investigação em Serviço Social


Código: SS1910247    Sigla: SISS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 30 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 9 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAP123

Teóricas: 22,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Jacqueline Ferreira Marques   0,66
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,66
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,66

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos Científicos
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam a compreensão das particularidades do fenómeno em estudo;
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam aprofundar a compreensão sobre factores responsáveis pela estigmatização e exclusão dos cidadãos que experienciam problemas de inferiorização social;
¿ Aprofundar conhecimentos metodológicos sobre a intervenção do Assistente Social no fenómeno em estudo.

Competências
¿ Comunicar e operacionalizar os conceitos relativos aos fenómenos em estudo;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Estar apto a compreender e expressar pensamentos e sentimentos;
¿ Demonstração de aptidões de participação activa no plano de trabalho, consistência nas acções, organização e estruturação no trabalho, resolução de problemas e tomadas de decisão, assistência à resolução de conflitos, capacidade de pedir ajuda, trabalho em equipa, condução de actividades estruturadas; argumentação e comunicação, encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica

Programa

Se, por um lado, os conteúdos programáticos, (teóricos e técnicos) associados à aprendizagem de competências e valores [éticos] inerentes à profissão procuram responder aos objectivos enunciados, por outro, a inserção dos estudantes em diferentes contextos institucionais (20 horas/semana de Trabalho de Terreno) cria a oportunidade para exercitar os conhecimentos leccionados;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

·   ¿ Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;

¿ Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;
¿ Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
¿ Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.

Métodos de Ensino

As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva. Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Contínua.  

1. Trabalho escrito sobre enquadramento institucional do estágio ¿ 35% de ponderação na nota final e data de entrega: 29/10
2. Trabalho escrito sobre enquadramento da problemática do estágio ¿ 65% de ponderação na nota final e data de entrega: 26/11

Avaliação Final

1. Trabalho escrito sobre enquadramento institucional do estágio ¿ 35% de ponderação na nota final e data de entrega: 29/10
2. Trabalho escrito sobre enquadramento da problemática do estágio ¿ 65% de ponderação na nota final e data de entrega: 26/11

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva. Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.