• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1102

Psicologia do Envelhecimento I


Código: GS1102    Sigla: PE1

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 3 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teóricas: 26,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Filipe Moreira dos Santos Carneiro   2,00

Programa


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O Ponto 1, globalmente considerado, visa dotar as/ os alunas/as das competências e dos objetivos relacionados com o conhecimento dos principais domínios de conhecimento da Psicologia do Envelhecimento abordados na UC;

Este mesmo Ponto promove a consciência da necessidade de abordagens e saberes inter e transdisciplinares inerentes aos conteúdos programáticos, bem como o conhecimento dos dados e métodos de investigação visados no Programa.

O Ponto 2 articula, especificamente, os objectivos curriculares com a compreensão do desenvolvimento identitário ao longo da vida e durante o envelhecimento, bem como com as influências da idade nos mecanismos, processos e resultados cognitivos, considerando em particular a percepção, a tenção, a memória e a inteligência.

Bibliografia Principal

Marchand, H;Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Coimbra: Quarteto, 2001. ISBN: 972-8535-69-4
Barros de Oliveira, J.H.;Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, Porto: LivPsic, 2005
Tortosa, J.M.;Psicología del Elvejecimiento, Madrid: Pirámide, 2002
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel
Vandenplas-Holper; "Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice", Porto: Edições ASA, 2000
Birren, JE. & Schaie, KW.; "Handbook of the psychology of aging, 6th edition", USA: Elsevier, 2006
Rossell, NY., Herrera, RR. & Rico, MA.; "Introducción a la Psicogerontologia", Madrid: Pirámide, 2004
Fernández-Ballesteros, R. ; "Gerontologia Social", , Madrid: Pirámide, 2000
Fernández-Ballesteros, R. ; "GeroPsychology: european perspectives for an aging world", Germany: Hogrefe & Huber Publishers, 2007
Erikson, EH.; "El ciclo vital completado", Barcelona: Paidós, 2000
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Papalia, D.E., Olds, S.W & Feldman, R.D.;Desenvolvimento Humano (8ª edição), Porto Alegre (Brasil): Artmed, 20
Bengston, V. & Schaie, K.; "Handbook of Theories of Aging", USA: Springer Publishing Company, 1999
Stuart-Hamilton, I.;A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução, Porto Alegre: Artmed, 2002

Observações Bibliográficas

Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca e/ ou em acesso livre online.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  26
  Total: 26

Provas e Trabalhos Especiais

N/A