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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos I


Código: GS1105    Sigla: PGSI1
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 4 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações em geral. 2. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos específicos da gestão das organizações prestadoras de serviços a idosos, de caracter social ou lucrativo. 3. Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.

Programa

1. Aspectos gerais das organizações 1.1 Noção de organização 1.2 Empresas vs. Organizações sem Fins Lucrativos 1.3 Organizações do Terceiro Sector 1.4 As organizações e o seu meio ambiente 1.5 Gestão das organizações: conceito, funções e níveis 

2. Planeamento e estratégia 2.1 Missão 2.2 Objectivos 2.3 Planos 2.4 Níveis de planeamento 2.5 Análise ao ambiente externo e análise interna da organização 2.6 Classificação das estratégias 2.7 Técnicas de apoio à formulação de estratégias 
3. Tomada de decisão 3.1 Processo de tomada de decisão 3.2 Técnicas auxiliares de tomada de decisão 3.3 Factores condicionantes de tomada de decisão 3.4 Tomada de decisões em grupo 
4. Controlo e avaliação do desempenho 4.1 Processo de controlo 4.2 Tipos de controlo 4.3 Avaliação do desempenho individual 4.4 Medição e avaliação do desempenho nas Organizações sem Fins Lucrativos

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)
S. Teixeira;Gestão das Organizações, Verlag Dashofer, 2011 (2ª Edição)

Bibliografia Complementar

J. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005
F. P. Drucker;As Organizações sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, seguida da aplicação dos mesmos a exemplos concretos envolvendo instituições prestadoras de serviços a idosos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  26
Teste intercalar  Teste/Exame  2
Teste final  Teste/Exame  2
  Total: 30

Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes escritos, com igual ponderação na nota final; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação; -valiação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.