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Animação Sócio-Cultural III: Voluntariado Social...


Código: GS2104    Sigla: ASC3

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 11 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da disciplina 1. entender as mudanças objectivas que ocorreram recentemente na condição social de reformado e que tornam pertinente a organização de práticas sociais destinadas a promover o voluntariado social, a preparação para a reforma e a inclusão no mercado de trabalho; 2. analisar dispositivos sociais experimentados em vários contextos societais a fim de ampliar as oportunidades de os reformados se envolverem em actividades socialmente úteis e significativas; 3. compreender as desigualdades de motivação dos idosos face ao projecto de uma reforma vivida no registo da utilidade social, da solidariedade e/ou da implicação em actividades criativas a fim de poder desenvolver um papel de mediação entre os idosos e diversos tipos de actividades.

Programa

1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado 1.1 Prolongamento do período de reforma vivido com um estado de saúde compatível com o prosseguimento de actividades socialmente úteis; 1.2 Risco de os reformados experimentarem uma situação de vazio existencial em virtude do défice de estruturas sociais potenciadoras de actividades que permitam escapar ao estereótipo de "inactivo". 2. O voluntariado social 2.1 O voluntariado face ao enfraquecimento dos laços sociais; 2.2 O voluntariado como recurso para desenvolver e qualificar o associativismo; 2.3 Uma prática cujo grau de institucionalização varia consoante os contextos sociais. 3. A preparação para a reforma 3.1 Uma noção que põe em causa modos de viver o trabalho, o lazer, a sociabilidade ao longo de todo o trajecto de vida; 3.2 O desenvolvimento de programas de preparação para a reforma a fim de contrariar a experiência da reforma como "morte social". 4. Inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho 4.1 A reforma como direito ou como obrigação; 4.2 Uma gestão mais flexível das idades e dos tempos sociais como condição para fomentar a cooperação e a transferência de experiências entre as gerações no próprio trabalho.

Bibliografia Complementar

Ana Delicado;Caracterização do Voluntariado em Portugal, Revista de Intervenção Social, 2002. ISBN: 0874-1611
Inácio Martín, Telma Fernandes, Constança Paúl, Luíz Roseira ;Medidas Nacionais para Promoção do Movimento Voluntário Em Portugal, Inovação à Leitura, 2005
José Inácio Martin, Daniela Gonçalves;Formação básica de voluntariado: Teoria da formação de voluntariado e exercícios práticos em formação básica de voluntariado, IUDEX - ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS., 2007. ISBN: 978-989-95304-0-9
Sónia Fernandes;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8
Sónia Fernandes;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8
António Manuel Fonseca ;Reforma e Reformados , Almedina, 2011. ISBN: 978-972-40-4531-3
Ana Alexandre Fernandes,Paula C. Albuquerque, António M. Fonseca;A (Re)Forma das Reformas , Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8
Ana Alexandre Fernandes,Paula C. Albuquerque, António M. Fonseca;A (Re)Forma das Reformas , Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8

Métodos de Ensino

Integram-se nos métodos de ensino da unidade curricular a exposição de conteúdos teóricos, a leitura e exploração de textos de apoio, a visualização de filmes e a apresentação de projetos de voluntariado social. 

                                              



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
Pesquisa de campo com uso de história oral sobre os processos de envelhecimento e a reforma  Teste/Exame  2021-01-15
  Total: 28

Avaliação Contínua

Avaliação
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída
20% - Participação dos alunos nas aulas;
40% - Exercício escrito individual de reflexão e análise sobre os contributos teóricos apreendidos (ponto 1) - 21/11 
40% - Realização de uma atividade de Animação Sociocultural no Centro de Dia da LPCC - 20/01

2. Exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A pedagogia utilizada, sustentada numa abordagem expositiva mas também centrada na reflexão crítica de textos-base, filmes e projetos de voluntariado social, é uma condição para que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem desta UC.