• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2105

Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos III


Código: GS2105    Sigla: PGSI3
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de recursos humanos. 2 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de políticas de marketing. 3 ¿ Sensibilizar os alunos para a problemática do envelhecimento populacional e suas implicações na sustentabilidade da segurança social. 4 - Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.

Programa

1. Marketing 1.1 Conceito e principais objetivos do Marketing 1.2 Definição de mercado alvo 1.3 Análise do comportamento do consumidor 1.4 Análise da concorrência 1.5 Segmentação de mercados 1.6 Posicionamento 1.7 Marketing-mix 1.8 O Marketing nas OSFL 2. Estrutura de custos 2.1 Objetivos e importância para a gestão 2.2 Classificação dos custos 2.3 Economias de escala 2.4Margem de contribuição e ponto crítico de vendas 2.5Imputação de custos indiretos 3. Recursos Humanos 3.1 A visão, a missão, a cultura e o clima das organizações 3.2 O fator humano e as suas especificidades 3.3 A gestão de recursos humanos: evolução, níveis de atuação e objetivos 3.4 Os desafios ambientais e a mudança 3.5 Desafios para os recursos humanos de uma organização 3.6 O sistema de informação de recursos humanos: a descrição de funções 3.7 Método de análise de funções 3.8 Planeamento de recursos humanos 3.9 Recrutamento e seleção de recursos humanos 3.10 Avaliação do desempenho 3.11 Avaliação de comportamentos individuais 3.12 Orientação para resultados 3.13 Formação e desenvolvimento de recursos humanos 3.14 Necessidades de formação 3.15 Método de formação 3.16 Avaliação de resultados 3.17 As novas fronteiras da gestão de pessoas 3.18 Liderar e motivar: desafios e compromissos 3.19 Conclusões 

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)

Bibliografia Complementar

João Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005

Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores, sendo essa classificação obtida pela média simples de dois testes escritos.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes escritos, um por capítulo, com igual ponderação na classificação final; - a nota mínima exigida em qualquer um dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.