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Intervenção Sistémica II


Código: GS3203    Sigla: IS2

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Página Web:https://1drv.ms/f/s!Ajm0ypx3E2i8guM5uxJBLPc5vGSq6A
Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 32,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Proporcionar-se-á um debate contínuo de projectos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança.


Programa

Ciclo vital da família. Tipologias familiares: famílias nucleares, monoparentais, reconstituídas, etc. Estrutura familiar: hierarquias, limites, alianças e coligações. A entrevista vs a entrevista familiar: como intervir no sistema.

Bibliografia Principal

Friederich Engeles;A origem da família da propriedade privada e do Estado, civilização brasileira, 1984
Maria Luzia Miranda Álvares;Beauvoir, o patriarcado e os mitos nas relações de poder entre homens e mulheres
Mirla Sisne;Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais
Nuno Carneiro e Tereza Teixeira;GOZAR OS GÉNEROS: PARA UMA ESCUTA QUEER DE NÃO-BINARISMOS DE GÉNERO
Annamaria Campinani;Intervenção com Famílias numa ótica Sistêmica, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9789896930479
Percepções de idosos e familiares acerca do envelhecimento, Revista Brasileira de Gerontologia (Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.22 no.1 Rio de Janeiro 2019 Epub June 10, 2019 http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562019022.180157 )
Maria Clara P. de Paula Couto;Terapia familiar sistêmica e idosos: contribuições e desafios, Revista de Psicologia Clinia, 2018
Filipa Daniela Correia Marques;Famílias Envelhecidas Percursos e diversidade, Universidade de Aveiro (Tese de doutorado apresentada para obtenção do título de Doutor em Gerontologia)

Métodos de Ensino

Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos: genogramas e mapas sociais. Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Avaliação Contínua

Avaliação periódica
Teste  de avaliação de conhecimentos (40%) - feito pela plataforma google forms .
Trabalho escrito e apresentação (60%) primeiro plano pelo atual que estamos vivendo será pela plataforma google forms, mas as aulas voltando ao presencial a atividade final seguirá o no ISSSP.

Avaliação Final

Participação e assiduidade (10%)+ Teste teórico individual (90%)

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Repetição da prova de conhecimentos.