Código: | GS3203 | Sigla: | IS2 |
Página Web: | https://1drv.ms/f/s!Ajm0ypx3E2i8guM5uxJBLPc5vGSq6A |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS | 0 | 0 |
Laboratoriais: | 32,00 |
Docência - Horas
|
Português
Proporcionar-se-á um debate contínuo de projectos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança.
Ciclo vital da família. Tipologias familiares: famílias nucleares, monoparentais, reconstituídas, etc. Estrutura familiar: hierarquias, limites, alianças e coligações. A entrevista vs a entrevista familiar: como intervir no sistema.
Friederich Engeles;A origem da família da propriedade privada e do Estado, civilização brasileira, 1984 |
Maria Luzia Miranda Álvares;Beauvoir, o patriarcado e os mitos nas relações de poder entre homens e mulheres |
Mirla Sisne;Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais |
Nuno Carneiro e Tereza Teixeira;GOZAR OS GÉNEROS: PARA UMA ESCUTA QUEER DE NÃO-BINARISMOS DE GÉNERO |
Annamaria Campinani;Intervenção com Famílias numa ótica Sistêmica, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9789896930479 |
Percepções de idosos e familiares acerca do envelhecimento, Revista Brasileira de Gerontologia (Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.22 no.1 Rio de Janeiro 2019 Epub June 10, 2019 http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562019022.180157 ) |
Maria Clara P. de Paula Couto;Terapia familiar sistêmica e idosos: contribuições e desafios, Revista de Psicologia Clinia, 2018 |
Filipa Daniela Correia Marques;Famílias Envelhecidas Percursos e diversidade, Universidade de Aveiro (Tese de doutorado apresentada para obtenção do título de Doutor em Gerontologia) |
Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos: genogramas e mapas sociais. Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Participação e assiduidade (10%)+ Teste teórico individual (90%)
Não aplicável
Repetição da prova de conhecimentos.