Código: | SS1910243 | Sigla: | SEPSS6 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 40 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 6,5 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 32,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 32,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 32,00 |
Docência - Horas
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Objectivos científicos
1. Dotar os estudantes de conhecimentos científicos no domínio do fenómeno em estudo
2. Capacitar os estudantes para o uso de métodos e técnicas de intervenção sociais;
3. Capacitar os estudantes para o exercício das atitudes adequadas à relação de ajuda com indivíduos, grupos e comunidades com quem interage.
I Seminário( Componente Teórica)
1. Perspectivas teóricas e conceitos necessários à compreensão do fenómeno em estudo;
2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção no fenómeno em estudo;
3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do fenómeno em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;
II Seminário (Componente Tutorial)
1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Identificar pontos fortes e fracos das organizações | análise SWOT;
3. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
4. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
5. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
Os conteúdos programáticos enunciados nos pontos 1 e 2 da I parte, componente teórica do seminário, visam responder ao objectivo 1.
Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017). ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, , 2017 |
Marcus Lira Brandão;As Bases Biológicas do Comportamento (2017) - Introdução à Neurociência, Editora Pedagógica Universitária |
Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017). ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, , 2017 |
Esperidião-Antonio, V. et al. (2008). ;Neurobiologia das Emoções, Psicologia Clínica 35 (2) ou https://www.revistas.usp.br/acp/article/viewFile/17196/19203 |
Gaulejac, V. e Taboada, I. L. (1994). ;O processo de desinserção social (trad.), La lutte des places, Epi, Paris, pp. 117 a 133. |
Gaulejac, V. & Taboada-Léonetti, I. (1994). ;Respostas Individuais à Inferiorização Social (trad.), La Lutte des Places, Epi, Paris, pp. 181 a 217. |
Gray, S. W. & Zide, M. R. (2013). ;Psychopathology, An Introduction to the Competency-Based Assessment Model, Brooks, USA, pp. 14-25. |
Instituto da Droga e Toxicodependência (2009). ;Linhas orientadoras para a intervenção social: Modelo de Intervenção em Reinserção, Lisboa. |
Instituto da Droga e Toxicodependência (2007). ;Manual de Boas Práticas em Reinserção, Lisboa. |
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (2013). ;Rede de Referenciação/Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, Lisboa. |
·¿11.Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;
2.Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;Avaliação apenas com exame final
· A avaliação é constituída por três elementos:
1.Reflexão sobre componente teórica- 40% da classificação final do Seminário;
Re
A classificação final será o resultado da média ponderada das classificações obtidas nas provas definidas.
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.